Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

v. 8, n. 1, jan./jun. 2018

ISSN 2237-2334

Claretiano - Centro Universitário 
Rua Dom Bosco, n. 466 / Bairro: Castelo
CEP: 14300-000

Batatais (SP)

Contato: Prof. Me. Rafael Archanjo

Telefone: (16) 3660-1777 ramal: 1563
E-mail: revead@claretiano.edu.br

Prezado leitor,

A inovação é um tema cada vez mais presente no cenário da educação superior. Com ela, a Educação a Distância ganha o status de estado da arte. Assim, as instituições tem apostado em tecnologia de ponta para aprimorar o processo de aprendizagem através de indicadores e analytics. 

Os ambientes virtuais de aprendizagem estão sendo largamente utilizados como plataformas de apoio à tomada de decisão quanto aos direcionamentos a serem dados aos estudantes. Com isso, inúmeras “disrupturas” foram impostas à educação como um todo. O Big Data, que consiste no uso de ferramentas, processo e procedimentos que permitem manipular, gerenciar e criar grandes conjuntos de dados, tem apoiado os processos de aprendizagem, auxiliando, inclusive, no controle de evasão de estudantes. Com esse recurso, as instituições estão buscando alternativas interessantes de monitoramento do processo de aprendizagem através do mapeamento de perfis e competências, ampliando os estilos de aprendizagem com recursos mais personalizados. A aprendizagem ativa, amplamente difundida como “metodologia ativa”, é composta por metodologias diversificadas e também tem ganhado papel de destaque nas instituições de ensino superior, principalmente na EaD. O emprego de técnicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL); Aula Invertida (Flipped Classroom); Avaliação por Pares, entre outras, tem motivado grandes discussões no cenário da educação superior no país.

Tamanha evolução e maturidade na educação superior se devem ao uso incessante das Tecnologias da Informação e Comunicação como aliadas do processo de ensino-aprendizagem e à ciência, que caminha com seus princípios epistemológicos e nos permite evoluir enquanto seres humanos que buscam, incansavelmente, o conhecimento.

Fica, portanto, o convite para o deleite de conhecimento a partir dos textos que esta edição da Revista Educação a Distância traz para todos nós.

 

Boa leitura!

Prof. Me. Evandro L. Ribeiro

Coordenador Geral de Educação a Distância

Claretiano – Rede de Educação

Conselho editorial / Publish Committee

Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA)

Profa. Dra. Amaline Boulus Issa Mussi (UNISUL-SC)

Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (UNILA)

Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva (UNB)

Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo (PUC-SP)

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. César Apareciddo Nunes (UNICAMP)

Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo (UFMT-MT)

Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCAR-SP)

Prof. Dr. Everton Luis Sanches (CLARETIANO)

Profa. Dra. Gabriela A. Peña (CEFYT-Argentina)

Prof. Dr. Heitor Soares de Farias (UFRRJ)

Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Prof. Dr. Jeferson Pistori (UCDB-SP)

Prof. Dr. João Vianney (UNIARP)

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas (USP)

Profa. Dra. Jucimara Roesler (UNIT)

Profa. Dra. Lania Stefanoni Ferreira (Centro Universitário da FEI)

Profa. Dra. Lílian Moreira (Faculdade Católica Salesiana)

Profa. Dra. Lúcia Giraffa (PUC-RS)

Profa. Dra. Luciana C. Cardoso (UFSCar)

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer (UNIARA)

Profa. Dra. Mary Morocho Quezada (UTPL-Equador)

Profa. Ma. Patricia Ítala Ferreira (UFF)

Profa. Dra. Patrícia Lupion Torres (PUC-PR)

Prof. Dr. Paulo Rech Wagner (PUC-RS)

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva (UFOP-MG)

Profa. Dra. Marcia Campos de Oliveira (CLARETIANO)

Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova (PUC-MG)

Profa. Dra. Rosario de Rivas Manzano (UTPL-Equador)

Profa. Dra. Simone Cristina Spiandorello (USF)

Prof. Dr. Stefan Vasilev Krastanov (UFMS)

As contribuições das dinâmicas de grupo para docência on-line

Alberto Francisco MALEQUETA

Manuela Remígio Manuel PERY

Amade Gil ANDULUCE

Orlando Henriques MACHAMBISSA

 

Análise da utilização da plataforma Moodle nos cursos de Doutoramento: estudo de caso da Universidade Católica de Moçambique

Simone MURA

Domingos RHONGO

 

Nível de atividade física entre funcionários do Ensino Superior de Moçambique: caso de funcionários do Centro de Ensino a Distância da Universidade Católica de Moçambique

Alberto Francisco MALEQUETA

José Olímpio DOMBE

Mela Pedro João FERRÃO

 

A importância dos funcionários de cargos técnico-administrativos na gestão da EaD nos polos de apoio presencial

Augusto Cézar Pitancó DE LIMA

 

Educação Física - Licenciatura Presencial e EaD e suas dinâmicas curriculares

Luís Fernando CORREIA

Ana Martha de Almeida LIMONGELLI

Célia Regina Vieira de SOUZA-LEITE

 

A importância da implementação da Tecnologia Assistiva para os estudantes com deficiência na Educação Superior EaD

Renata Andrea Fernandes FANTACINI

Rafael Menari ARCHANJO