Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

v. 11, n. 1, jan./dez. 2018

ISSN 1983-6341

Prof. Me. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianorc.com.br

A revista Ensaios & Diálogos, do Claretiano – Rede de Educação, cada vez mais, pauta-se em apresentar diversos artigos envolvendo discentes e docentes. Esses trabalhos visam fortalecer a ação coletiva por meio da pesquisa científica, do exame detido de objetos e sujeitos e, especialmente neste número, dos fenômenos educacionais diversos que marcam o cotidiano dos atores do curso de pedagogia.

O conjunto da obra, até por ser resultado de esforço coletivo, permite aos leitores mergulharem em universos distintos do campo educacional, entre eles, políticas educacionais, didática, educação inclusiva, educação não formal, ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, todos como meios de desbravamento mais aprofundado e da relação entre professores e alunos.

As produções aqui presentes são de autoria dos alunos do curso de Pedagogia em coautoria com os professores do próprio curso e resultantes de pesquisas que integram o processo de iniciação científica promovido pela Instituição. Embora expressão de um período e das atividades realizadas no referido curso, os artigos apresentados não esgotam o trabalho realizado por esses mesmos autores e, por isso, merecem novas publicações.

O primeiro artigo, “A Legislação e o Ensino Fundamental no Brasil: reflexos contraditórios das imposições do ensino”, escrito pelos professores doutores Alexandre José Cruz e Manoel Valmir Fernandes, respectivamente, docente e coordenador do curso, aponta as contradições das imposições legais do Período Imperial aos nossos dias, com os prováveis reflexos sobre o ensino na Educação Básica.

“A aprendizagem das crianças circenses” retrata como são as relações e as dificuldades enfrentadas pelas crianças itinerantes que precisam levar adiante sua vida escolar. O artigo “Os contos de fada na educação infantil” mostra como esses textos podem ser usados de forma a constituir um recurso valioso para o professor dentro da sala de aula. Em “Transtorno do Espectro Autista e o currículo na educação infantil”, vemos o que deve ser observado com relação ao currículo para alunos com esse diagnóstico. No artigo “Os projetos de educação não formal no desenvolvimento integral das crianças”, as pesquisadoras trazem a experiência vivenciada em um projeto social que tem alcançado bons resultado junto ao público atendido.

No artigo “A didática do professor e a aprendizagem do aluno”, as autoras tratam da importância do professor em entender os conceitos de didática e saber aplicá-los de forma adequada na sala de aula, a fim de alcançar os resultados pretendidos.

“A realidade da vida cotidiana [...] apresenta-se a mim como um mundo intersubjetivo, um mundo de que participo juntamente com outros homens. Essa intersubjetividade diferencia nitidamente a vida cotidiana de outras realidades das quais tenho consciência.

Estou sozinho no mundo de meus sonhos, mas sei que o mundo da vida cotidiana é tão real para os outros como para mim. De fato, não posso existir na vida cotidiana sem estar continuamente em interação e comunicação com os outros.” (BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 39-40).

 

Manoel Valmir Fernandes

Coordenador do Curso de Pedagogia do Claretiano –

Faculdade e Diretor do Colégio Claretiano de Rio Claro

Conselho editorial / Publish Committee

Prof.ª Dra. Maria Cecília Lieth Bonaceli Soares (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Esp. Ângelo Aparecido Zadra (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Me. João Carlos Picolin (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Esp. Euclides Francisco Jutkoski (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Dr. Manoel Valmir Fernandes (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof.ª Esp. Viviane Cristina Geraldo (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof.ª Dra. Beatriz Martins Manzano (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Dr. Ronaldo Ribeiro de Campos (FATEC – TAQUATIRINGA)

Prof.ª Dra. Márcia Reami Pechula (UNESP – RIO CLARO)

A didática do professor e a aprendizagem do aluno

Gislaine Correia LEITE

Amanda Vaz dos SANTOS

Pablo Rodrigo GONÇALVES

Simone Gonçalves REGANHAN

 

Os projetos de educação não formal no desenvolvimento integral das crianças

Antônia Daniela Silva CRUZ

Rosângela Pereira Brito do NASCIMENTO

Tatiana Cristina Ramiro dos SANTOS

Pablo Rodrigo GONÇALVES

Cristiane Regina TOZZO

 

A aprendizagem das crianças circenses

Beatriz de Almeida BORDIN

Alexandre José CRUZ

Pablo Rodrigo GONÇALVES

 

A legislação e o ensino fundamental no Brasil: reflexos contraditórios das imposições no ensino

Alexandre José CRUZ

Manoel Valmir FERNANDES

 

Os contos de fadas na construção de valores na educação infantil

Calita Leticia da Silva LOPES

Pablo Rodrigo GONÇALVES

Josiane BORDIGNON

 

Transtorno do espectro autista e o currículo da educação infantil

Caroline CEREGATO

Taynan Cristina FUZARO

Pablo Rodrigo GONÇALVES

Elisabete Scaglia TRENTO