Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Edição Especial - 1º Congresso Internacional RCI de EaD / 15º Workshop NPT de EaD

v. 9, n. 1, jan./jun. 2019

ISSN 2237-2334

Claretiano - Centro Universitário 
Rua Dom Bosco, n. 466 / Bairro: Castelo
CEP: 14300-000

Batatais (SP)

Contato: Prof. Me. Rafael Archanjo

Telefone: (16) 3660-1777 ramal: 1563
E-mail: revead@claretiano.edu.br

Caríssimos leitores,

Esta edição da Revista Educação a Distância do Claretiano – Centro Universitário traz as publicações do 1º Congresso Internacional da Rede de Cooperação Interinstitucional de Educação a Distância, RCI/EaD e da 15ª edição do Workshop NPT, realizados pela já consolidada parceria entre o Claretiano – Centro Universitário, Centro Universitário Barão de Mauá, Universidade de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo.

Promover um ambiente de ricas discussões nas áreas temáticas que perfazem o evento, a saber: Políticas Públicas, Educação a Distância, Experiências de Formação e Atuação Docente e Cultura Digital e Comunicação é a força motriz que mobiliza as instituições e se concretiza em iniciativas como a publicação da revista, onde todo o conhecimento produzido pelos autores participantes se torna acessível.

Os artigos desta edição, em sua maioria, abordam temas voltados à Educação a Distância e suas vertentes, com destaque para as múltiplas possibilidades do uso dos recursos tecnológicos como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se também o importante caráter inclusivo que cada vez mais se faz presente nas IES e tem tido um crescimento exponencial, graças ao uso das tecnologias.

Com o desejo de imergi-los nas ricas discussões que compõem a edição, convidamos todos à leitura e reflexão.

Boa leitura!

Prof. Me. Evandro Luís Ribeiro

Coordenador Geral de Educação a Distância do Claretiano – Centro

Universitário

Conselho Editorial / Publish Committe

Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA)

Profa. Dra. Amaline Boulus Issa Mussi (UNISUL-SC)

Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (UNILA)

Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva (UNB)

Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo (PUC-SP)

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. César Apareciddo Nunes (UNICAMP)

Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo (UFMT-MT)

Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCAR-SP)

Prof. Dr. Everton Luis Sanches (CLARETIANO)

Profa. Dra. Gabriela A. Peña (CEFYT-Argentina)

Prof. Dr. Heitor Soares de Farias (UFRRJ)

Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Prof. Dr. Jeferson Pistori (UCDB-SP)

Prof. Dr. João Vianney (UNIARP)

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas (USP)

Profa. Dra. Jucimara Roesler (UNIT)

Profa. Dra. Lania Stefanoni Ferreira (Centro Universitário da FEI)

Profa. Dra. Lílian Moreira (Faculdade Católica Salesiana)

Profa. Dra. Lúcia Giraffa (PUC-RS)

Profa. Dra. Luciana C. Cardoso (UFSCar)

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer (UNIARA)

Profa. Dra. Mary Morocho Quezada (UTPL-Equador)

Profa. Ma. Patricia Ítala Ferreira (UFF)

Profa. Dra. Patrícia Lupion Torres (PUC-PR)

Prof. Dr. Paulo Rech Wagner (PUC-RS)

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva (UFOP-MG)

Profa. Dra. Marcia Campos de Oliveira (CLARETIANO)

Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova (PUC-MG)

Profa. Dra. Rosario de Rivas Manzano (UTPL-Equador)

Profa. Dra. Simone Cristina Spiandorello (USF)

Prof. Dr. Stefan Vasilev Krastanov (UFMS)

Implantação de disciplinas semipresenciais/a distância no ensino superior: considerações sobre a legislação brasileira e os instrumentos de avaliação de cursos

BASSOLI, D. A.

PAPA, P. R. M.

BASSOLI, M. E. V.

LOPES, C. S. G.

 

Ações de acessibilidade digital orientadas pelo Núcleo de Acessibilidade do Claretiano - Centro Universitário

TASSINARI, A. M.

HACHIMINE, A. H. F.

FANTACINI, R. A. F.

 

Gestão das organizações do terceiro setor: educação a distância e impactos sociais

GIMENES, E. R.

SOUZA, M.

SANTIAGO, A. B. S.

 

Cultura organizacional: motivando ou coibindo a inovação e a qualidade do EaD

ROCHA, J. G.1

SMITH, M. S. J.

 

O perfil da presença social na formação de professores de educação física na EaD

CORREIA, L. F.

SOUZA-LEITE, C. R. V.

 

Avaliação da influência de videoaulas na aprendizagem de estatística de um curso da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

SATO, A. C. H.

LEONETI, A. B.

 

A tecnologia como facilitadora do ensino de português no nível superior: desafios e perspectivas

MAGRI, M. V.

RAMOS, P. G. C.

 

Reflexões sobre o processo criativo na iniciação musical no ambiente virtual de aprendizagem

GALON, S. M.

 

Uso de aplicativo para ensinagem de diagnóstico de enfermagem: avaliação discente

LUDOVINO, A. C. G.

MOREIRA, L. F.

SILVA, S. S.

CARITÁ, E. C.

 

Aplicação das TICs em aulas práticas: produção de vídeos didáticos na disciplina de Microbiologia

AUGUSTO, S. G.

ROCHA, A. C. S. D.

SANTOS, F. R.

SANTOS, A. E.

 

Percepção do saneamento ambiental pelos alunos de EaD através de tecnologias digitais

SANTOS, A. E.

 

Os alunos da educação a distância do CEDERJ: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UERJ

ANDRADE, G. O.

COELHO JUNIOR, N.

SILVA, M. M.

SANTOS, N. A. S.

 

Aplicabilidade da informática educativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE)

MALHEIROS, M. L. L.

ANDRADE, G. O.

 

Como avaliar o conhecimento por meio de recursos tecnológicos?

SILVA, E. S.

MAGALHÃES, M. V. N.

BARROS, A. L. B.

ANDRADE, G. O.