Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

v. 9, n.3, jul./dez. 2019

ISSN 2237-2334

Claretiano - Centro Universitário 
Rua Dom Bosco, n. 466 / Bairro: Castelo
CEP: 14300-000

Batatais (SP)

Contato: Prof. Me. Rafael Archanjo

Telefone: (16) 3660-1777 ramal: 1563
E-mail: revead@claretiano.edu.br

Prezado leitor,

A Educação a Distância, ou educação mediada por tecnologias, tem se tornado uma importante referência na temática da Educação. As possibilidades apresentadas na legislação brasileira, incorporando percentuais cada vez maiores de atividades “a distância” no ensino presencial e no ensino médio, ampliaram as oportunidades e têm estimulado o uso, cada vez mais frequente, de tecnologias voltadas aos interesses da área, assim como a adoção de metodologias e estratégias de ensino diversificadas que fazem uso desses recursos como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O desafio é incorporar essas tecnologias de modo eficiente e capacitar os seus usuários, sejam eles docentes ou discentes. 

É, ainda, muito comum a falta de compreensão quanto à importância de um olhar para o todo, de modo que as tecnologias não sejam implementadas sem o devido entendimento do seu objetivo, tornando-as um recurso obsoleto ou de pouca importância, minimizando, assim, o seu potencial. 

O projeto pedagógico no qual está inserido um curso, disciplina ou até mesmo um simples plano de aula – simples no sentido de dimensão, quando comparado ao projeto de um curso, por exemplo, deve ter claro os objetivos em que estão inseridas as tecnologias, para que de fato seu propósito seja compreendido por todos os atores envolvidos direta ou indiretamente no processo. Nesse ínterim, destacamos a importância de iniciativas como a Revista Educação a Distância do Claretiano – Centro Universitário, cujo propósito é estimular a pesquisa e disseminação de estudos, conscientizando aqueles que pouco conhecem ou que ainda exercem algum preconceito e, também, possibilitar o contato com temas de grande relevância, oportunizando aos leitores ampliar o seu conhecimento!

As tecnologias têm se tornado ferramentas imprescindíveis para nossa sociedade, cada vez mais dependente delas. Por que não utilizá-las na Educação?

Boa leitura!

Prof. Me. Evandro L. Ribeiro

Coordenador Geral de Educação a Distância

Claretiano – Rede de Educação

Conselho editorial / Publish Committee

Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA)

Profa. Dra. Amaline Boulus Issa Mussi (UNISUL-SC)

Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (UNILA)

Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva (UNB)

Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo (PUC-SP)

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. César Apareciddo Nunes (UNICAMP)

Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo (UFMT-MT)

Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCAR-SP)

Prof. Dr. Everton Luis Sanches (CLARETIANO)

Profa. Dra. Gabriela A. Peña (CEFYT-Argentina)

Prof. Dr. Heitor Soares de Farias (UFRRJ)

Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Prof. Dr. Jeferson Pistori (UCDB-SP)

Prof. Dr. João Vianney (UNIARP)

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas (USP)

Profa. Dra. Jucimara Roesler (UNIT)

Profa. Dra. Lania Stefanoni Ferreira (Centro Universitário da FEI)

Profa. Dra. Lílian Moreira (Faculdade Católica Salesiana)

Profa. Dra. Lúcia Giraffa (PUC-RS)

Profa. Dra. Luciana C. Cardoso (UFSCar)

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer (UNIARA)

Profa. Dra. Mary Morocho Quezada (UTPL-Equador)

Profa. Ma. Patricia Ítala Ferreira (UFF)

Profa. Dra. Patrícia Lupion Torres (PUC-PR)

Prof. Dr. Paulo Rech Wagner (PUC-RS)

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva (UFOP-MG)

Profa. Dra. Marcia Campos de Oliveira (CLARETIANO)

Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova (PUC-MG)

Profa. Dra. Rosario de Rivas Manzano (UTPL-Equador)

Profa. Dra. Simone Cristina Spiandorello (USF)

Prof. Dr. Stefan Vasilev Krastanov (UFMS)

Estratégias pedagógicas de ensinoaprendizagem nos cursos técnicos na modalidade on-line do Centro de Ensino a Distância

Alberto Francisco MALEQUETA

Amade Gil ANDULUCE

Nialete Fernando CUNHA

Fidel Antonio JOSÉ

Celso Arnaldo QUEHA

Orlando Henriques MACHAMBISSA

 

Ferramentas de autoria e o tutor-autor: uma visão sobre EaD

Marco Antonio Gomes SOUTO

Carlos Alberto MARINHEIRO

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem: estudo sobre a utilização do AVA por discentes do curso de Odontologia

Cosmo Helder Ferreira da SILVA

Zila Daniere Dutra dos SANTOS

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira TAHIM

Flávio Muniz CHAVES

 

EaD: ferramenta de inclusão para pessoas com mobilidade reduzida que buscam uma formação acadêmica

Mikael Fernandes Sousa RODRIGUES

Carlos Alberto MARINHEIRO

 

Perfil dos alunos do curso de licenciatura em música a distância

Leonardo Gomes MARTINS

 

Processos educativos na construção da identidade do Educador Musical: buscando uma atuação humanizadora no curso de licenciatura em Música a Distância

Mariana Barbosa AMENT