1ª Edição Especial do 2º Congresso Internacional RCI de EaD / 16º Workshop NPT de EaD

v. 10, n.1, jan./jun. 2020

Claretiano - Centro Universitário
Rua Dom Bosco, n. 466 / Bairro: Castelo

Batatais (SP)

Contato: Prof. Me. Rafael Archanjo

Telefone: (16) 3660-1777 ramal: 1563
E-mail: revead@claretiano.edu.br

Caríssimos leitores,

A Educação a Distância no Brasil completa 24 anos desde sua primeira iniciativa na LDB 9.394/96. Nesse período, essa modalidade de ensino foi se reinventando e se reconfigurando quanto a sua oferta e metodologia, de modo a alcançar seu objetivo: levar educação superior, de qualidade, a lugares onde de outra maneira a educação superior não chegaria. Além disso, a EaD atende a uma parcela significativa da população que não tem condições – devido a diferentes motivos – de frequentar todos os dias os ambientes universitários. Nesse sentido, com a flexibilização do tempo e o rompimento de barreiras geográficas, a Educação a Distância possibilita a esse grupo o acesso ao ensino superior.

Nessa esteira de acontecimentos, buscar práticas exitosas e inovadoras é um grande desafio. Pensando nisso, surge a Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI/EaD), composta pelo Claretiano – Centro Universitário, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CUBM), pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto/SP, que nasce com o propósito de disseminar as boas práticas em educação a distância das instituições que a compõem.

Com essa rede são promovidos eventos anuais com momentos dedicados a dar voz a pesquisadores que discorrem sobre temas como: as políticas públicas, trazendo questões sobre a aplicação e a propagação das tecnologias educacionais nas políticas públicas Municipais, Estaduais e/ou Federais; Educação a Distância – que traz pesquisas sobre a formação docente, qualidade, evasão e avaliação na modalidade a distância; experiências de formação e atuação docente, considerando a utilização das tecnologias educacionais nas experiências dos professores e o resultado de seus trabalhos com as tecnologias; cultura digital e comunicação – que traz pesquisas sobre a cultura digital e suas influências na educação, além das relações da comunicação com a educação e as tecnologias.

Algumas dessas pesquisas circulam por meio da Revista Educação a Distância, que traz artigos relevantes para a modalidade, estimulando a publicação de temáticas da área, para que a sociedade a conheça e possa refletir sobre as práticas ligadas à Educação a Distância.

Convido a todos para uma excelente leitura e reflexão.

Profª. Dra. Alessandra Perez

Coordenadora Acadêmica-Administrativa de Educação a Distância

Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Conselho editorial / Publish Committee

Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA)

Profa. Dra. Amaline Boulus Issa Mussi (UNISUL-SC)

Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (UNILA)

Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva (UNB)

Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo (PUC-SP)

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. César Apareciddo Nunes (UNICAMP)

Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo (UFMT-MT)

Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCAR-SP)

Prof. Dr. Everton Luis Sanches (CLARETIANO)

Profa. Dra. Gabriela A. Peña (CEFYT-Argentina)

Prof. Dr. Heitor Soares de Farias (UFRRJ)

Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Prof. Dr. Jeferson Pistori (UCDB-SP)

Prof. Dr. João Vianney (UNIARP)

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas (USP)

Profa. Dra. Jucimara Roesler (UNIT)

Profa. Dra. Lania Stefanoni Ferreira (Centro Universitário da FEI)

Profa. Dra. Lílian Moreira (Faculdade Católica Salesiana)

Profa. Dra. Lúcia Giraffa (PUC-RS)

Profa. Dra. Luciana C. Cardoso (UFSCar)

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer (UNIARA)

Profa. Dra. Mary Morocho Quezada (UTPL-Equador)

Profa. Ma. Patricia Ítala Ferreira (UFF)

Profa. Dra. Patrícia Lupion Torres (PUC-PR)

Prof. Dr. Paulo Rech Wagner (PUC-RS)

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva (UFOP-MG)

Profa. Dra. Marcia Campos de Oliveira (CLARETIANO)

Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova (PUC-MG)

Profa. Dra. Rosario de Rivas Manzano (UTPL-Equador)

Profa. Dra. Simone Cristina Spiandorello (USF)

Prof. Dr. Stefan Vasilev Krastanov (UFMS)

A autonomia universitária na implantação de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais de Graduação: considerações sobre a legislação brasileira - um estudo temporal entre 2001 e 2018

Dyjalma Antonio BASSOLI

Alessandra Fracaroli PEREZ

Patricia Rodrigues Miziara PAPA

Maria Beatriz Ribeiro PRANDI-GONÇALVES

Estudo do potencial do MEC e da Capes como atores de transferência de suas políticas sobre EaD para as Instituições de Ensino Superior

Jéssica Serra de FREITAS

Curso Especial de Metodologia Didática a Distância: ambiente de formação em serviço de docentes da Marinha do Brasil

Hércules Guimarães HONORATO

A importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância

Samuel dos Santos JUNIO

Celine Geysa ANDRADE

Análise quantitativa do desempenho dos alunos em avaliações na disciplina de ICF1 do CEDERJ

Charlie Vargas SARMIENTO

Germano Maioli PENELLO

Lucas Mauricio SIGAUD

A Educação a Distância e a Graduação em Direito no Brasil

Emerson Benedito FERREIRA

Mario Marcos LOPES

Formação de professores no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para atuação em cursos populares

Mayanna Carvalhinho PAIVA

Gustavo de Oliveira ANDRADE

Como utilizar alguns recursos tecnológicos para ensinar Português Língua Estrangeira?

Débora Racy SOARES