Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

3ª Edição Especial do 2º Congresso Internacional RCI de EaD / 16º Workshop NPT de EaD

v. 10, n. 3, jul./dez. 2020

ISSN 2237-2334

Claretiano - Centro Universitário 


Rua Dom Bosco, n. 466 / Bairro: Castelo
CEP: 14300-000

Batatais (SP)

Contato: Prof. Me. Rafael Archanjo

Telefone: (16) 3660-1777 ramal: 1563
E-mail: revead@claretiano.edu.br

Prezados leitores,

É com grande alegria que apresentamos uma nova edição da Revista Educação a Distância, com os principais debates em andamento na comunidade educacional do Brasil.

Gostaria de destacar, nesta edição, um aspecto muito importante nos dias de hoje: a Educação Inclusiva. A proposta da educação inclusiva é garantir o direito à educação para todos os brasileiros. Isto implica a transformação de todos os modelos e atores envolvidos no processo educacional e resulta em igual oportunidade a todos, valorizando-se as diferenças humanas.

Outro aspecto que poderá encontrar nesta edição é o papel das TICs na Educação. Embora esse tema seja recorrente na literatura, passa a ter um papel fundamental nos tempos de covid-19.

Para finalizar, apresentamos um tema que vem ganhando destaque no cenário acadêmico e de mercado: novas competências para o futuro. Foi discutido acerca da competência comunicativa necessária para capacitar o futuro profissional em um futuro incerto. Lembramos aos leitores que o mercado procura profissionais com novas competências, além das hard skills. São as denominadas soft skills e incluem comunicação, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, entre outros. Ou desenvolvemos novas competências ou seremos substituídos por robôs.

Gostaria de convidar a todos para que submetam artigos para a revista e contribuam para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Desejo a todos uma excelente leitura!

Prof. Dr. Jose Dutra de Oliveira Neto

Universidade de São Paulo (USP),

campus Ribeirão Preto (SP)

Conselho editorial / Publish Committee

Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA)

Profa. Dra. Amaline Boulus Issa Mussi (UNISUL-SC)

Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (UNILA)

Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva (UNB)

Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo (PUC-SP)

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. César Apareciddo Nunes (UNICAMP)

Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo (UFMT-MT)

Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCAR-SP)

Prof. Dr. Everton Luis Sanches (CLARETIANO)

Profa. Dra. Gabriela A. Peña (CEFYT-Argentina)

Prof. Dr. Heitor Soares de Farias (UFRRJ)

Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Prof. Dr. Jeferson Pistori (UCDB-SP)

Prof. Dr. João Vianney (UNIARP)

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas (USP)

Profa. Dra. Jucimara Roesler (UNIT)

Profa. Dra. Lania Stefanoni Ferreira (Centro Universitário da FEI)

Profa. Dra. Lílian Moreira (Faculdade Católica Salesiana)

Profa. Dra. Lúcia Giraffa (PUC-RS)

Profa. Dra. Luciana C. Cardoso (UFSCar)

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer (UNIARA)

Profa. Dra. Mary Morocho Quezada (UTPL-Equador)

Profa. Ma. Patricia Ítala Ferreira (UFF)

Profa. Dra. Patrícia Lupion Torres (PUC-PR)

Prof. Dr. Paulo Rech Wagner (PUC-RS)

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva (UFOP-MG)

Profa. Dra. Marcia Campos de Oliveira (CLARETIANO)

Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova (PUC-MG)

Profa. Dra. Rosario de Rivas Manzano (UTPL-Equador)

Profa. Dra. Simone Cristina Spiandorello (USF)

Prof. Dr. Stefan Vasilev Krastanov (UFMS)

O processo de tutoria online na Educação a Distância

Daislene Rodrighero de CARVALHO

Luís Felipe Bertucci LIMA

Thiago Oliveira da SILVA

 

Diálogos sobre diversidade e educação inclusiva na formação docente de estudantes de Licenciatura na modalidade EaD

Luana Pagano Peres MOLINA

Juliana Chueire LYRA

Maria Valéria Jacobucci BOTELHO

 

Efetividade das experiências de aprendizagem em EaD: estudo sobre a avaliação continuada de disciplina de nivelamento de cursos de Pós- Graduação lato sensu

Dyjalma Antonio BASSOLI

Alberto Geraissate Paranhos de OLIVEIRA

Tiscianne Cavalcante de ALENCAR

Felipe Ferreira CESTARI

 

As influências da cultura digital na educação: o modo como as tecnologias influenciam as relações educacionais e sociais

Heloisa Alves ROSA

Ana Cláudia Barbosa Lima ESCOBAR

Vivian Massullo SILVA

 

Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a formação docente

Cátia Fernanda PIZETTA

 

O blog como ferramenta educacional no Ensino Fundamental

Darlene Pinheiro dos SANTOS

Gustavo de Oliveira ANDRADE

 

Coletivo Camaradas: cidade, produção artística e educação

Marta Regina da Silva AMORIM

 

Letramentos acadêmicos: um olhar sobre a competência comunicativa dos alunos do Ensino Superior

Naiá Sadi CÂMARA

Marília Valencise MAGRI

 

O uso de TICs em uma aula de Música na Educação Básica: discussões para docentes

Jasson André Ferreira SOBRINHO