EDUCAÇÃO - Dossiê: Estudos Interdisciplinares em Educação Musical

Telefone: (16) 3660-1777 - Ramal: 1563

E-mail: reveducacao@claretiano.edu.br

Prezado leitor,

A arte educa, influenciando nossa maneira de sentir e pensar, de imaginar e avaliar. Influência forte e sutil. E renovadora. Para o bem ou para o mal, não saímos incólumes de uma experiência estética verdadeira. Os artistas são educadores, perturbadores, levam-nos aos extremos de nós mesmos. Educadores provocadores, desestabilizadores. (PERISSÉ, 2009, p. 38).

A música é fruto de práticas sociais e, como tal, ocorre em diferentes espaços e contextos. Após a sanção da Lei nº 11.769, de 2008, que estabelece a Música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular do ensino de Artes, as licenciaturas em música passaram a formar educadores(as) para atuarem nesse ambiente.

Atuar como educador musical dentro da educação básica sem dúvida é um desafio. A função da música dentro da escola é a de ampliar o repertório musical do educando, possibilitar que ele tenha contato com mais uma linguagem, criar por meio da articulação dos sons, relacionar os diferentes contextos com o material musical produzido. No entanto, a formação conservatorial tecnicista do educador(a), muitas vezes, leva à reprodução desses modelos dentro da escola. Brito (2007) aponta que a tradição ligada ao modelo de ensino conservatorial influenciou todos os tipos de ensino musical no Brasil. Esse modelo também influenciou o ensino de música para crianças em que a prática do aprendizado musical por meio da repetição mecânica se faz presente.

Desse modo, surgiram especializações com propostas voltadas para o ensino de música na educação básica. A ênfase dessas especializações é refletir sobre os conteúdos a serem ensinados dentro da escola, mas, sobretudo, em como esses conteúdos devem ser abordados.

É dentro desse contexto que nasce, em 2015, a especialização em Educação Musical do Claretiano – Centro Universitário e, em 2018, o curso Música em Movimento: Propostas para a Educação Escolar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O encontro desses dois cursos ocorre pela existência de professores comuns, o que possibilitou a troca de experiências e saberes. Como resultado, temos os artigos desta revista, que em sua maioria foram redigidos por docentes e discentes dessas duas especializações.

Os artigos Jogos e Brincadeiras Musicais no Ensino Fundamental I: um levantamento de possibilidades pedagógicas e As Brincadeiras Tradicionais Brasileiras na Educação Musical: aos profissionais da educação infantil nos apresentam experiências práticas de como aplicar os conteúdos musicais dentro da educação básica.

Partimos para os artigos O Concerto Didático Coral como Prática Social: um despertar para a escuta ativa musical e Contribuições da Escuta Ativa para Aproximar a Música de Concerto do Público Infantil, que falam de como projetos externos de música, como apresentações de corais em escolas e visitas a concertos sinfônicos didáticos podem tocar os educandos a ponto de levá-los a escolherem a música como profissão.

Finalizamos com os artigos Ensino Coletivo do violão, Estratégias de Ensino Coletivo de Violão em um Projeto Social, com base na Pedagogia Dalcrozeana e O Ensino Coletivo de Música: reflexões acerca da aplicação metodológica na formação de um conjunto musical litúrgico que relatam estratégias de ensino de instrumentos musicais e diferentes espaços.

É importante lembrar que em tempos sombrios, nosso grito de luta pela humanização se dá também pelas artes. “A interpretação de obras de arte contribui para o nosso aperfeiçoamento ético? Ajudanos a repensar nossa maneira de viver e conviver? Pode nos fazer dimensionar o quanto é perigoso ser livre e saber que o somos?” (PERISSÉ, 2009, p. 36).

Sim, a arte é capaz de tudo isso. Os artigos aqui presentes nos apontam caminhos de como possibilitar  que a música seja acessível a todos, tornando-se ferramenta de humanização e libertação.

Desejo uma ótima leitura!

Profa. Ma. Mariana Galon da Silva

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música

Líder do Grupo de Pesquisa em Música, Educação e Interdisciplinaridade

REFERÊNCIAS

BRITO, T. A. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica (PUC), 2007.

PERISSÉ, Gabriel. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Conselho editorial / Publish Committee

Prof.a Dra. Aline Sommerhalder (UFSCar)

Prof. Dr. Ascísio dos Reis Pereira (UFSM)

Prof. Dr. Almir de Carvalho Bueno (UFRN)