Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

2010

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianas.br

A iniciação científica se apresenta como uma ação acadêmica em que o discente vai além do espaço da sala de aula e contribui para a produção do conhecimento. Ainda que não se refira a uma produção original e inédita, pois está sempre acompanhada da figura de um professor-orientador, tem extrema relevância para sua atuação acadêmica.

Nas Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro, a pesquisa realizada pelos discentes tem sido valorizada a partir de dois campos de atuação. O primeiro se refere à elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, em que o discente tem a oportunidade de apresentar um trabalho, na forma de monografia ou artigo, que expressa o desenvolvimento de um tema relativo a uma determinada área do curso em que está matriculado. Nesta perspectiva, os discentes têm apresentado significativas contribuições que merecem uma atenção de nossa parte.

Outro campo expressivo de atuação diz respeito às atividades de iniciação científica como um espaço em que o discente é convidado a desenvolver um tema que culmine num artigo científico, sempre acompanhado do seu professor-orientador. Os discentes têm produzido excelentes trabalhos nessa área de atuação que refletem sua capacidade crítica e criativa diante da problemática do conhecimento. Além do Programa de Iniciação Científica, já institucionalizado e oferecido pela Instituição, cabe ressaltar que, a partir deste ano, o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - autorizou o oferecimento de três bolsas de iniciação científica, denominadas PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Portanto, três alunos da Instituição foram selecionados para receberem bolsa PIBIC, seguindo critérios e normas previamente determinados pelo próprio CNPq e pela Instituição. Acompanhados por seus professores-orientadores, tal iniciativa representa um grande avanço da pesquisa nas Faculdades Integradas Claretianas.

Todo esse trabalho culminou com a edição da Revista Institucional Ensaios & Diálogos que, neste ano de 2010, publica sua terceira edição, com onze artigos de alunos das Faculdades Integradas Claretianas nas mais variadas áreas do conhecimento.

Mais uma vez, as Faculdades Integradas Claretianas têm demonstrado a importância da iniciação científica como um elemento fundamental na sua condição de instituição de ensino superior. Fundamentada no tripé ensino, pesquisa e extensão, entende-se que, dentro de suas possibilidades acadêmicas e de recursos humanos e materiais, há uma valorização do ensino - como espaço de transmissão do conhecimento -, da extensão - como reflexão que conduz a uma prática em benefício da comunidade regional - e da pesquisa - como produção do conhecimento.

Parabéns a todos os discentes e docentes que produziram seus artigos científicos, culminando com a publicação da terceira edição da revista. Que o exemplo seja seguido e valorizado por todos, mostrando que o ato de educar é um ato que envolve responsabilidade, seriedade e compromisso ético e profissional.

Educação Ambiental X Programa de Coleta Seletiva: Um Estudo de Caso nas Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro (SP)
Thalita Jordão
Eduardo Feltran Barbieri

 

POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR
Hosana Cristina Alves
Profa. Dra. Aparecida Dinalli

 

Insatisfação no Trabalho: Aspectos Comportamentais dos Colaboradores da Área de Produção
Tatiane dos Santos
Profa. Ms. Rosa Maria Gimenez Lucas

 

Motivação para Aprender Inglês: Uma Experiência com Filmes e Músicas
Larissa Domingues
Profa. Me. Vanessa Borges de Almeida

 

Aplicabilidade de um Sistema em Cluster
Igor Lorenson de Campos Jardim
Paulo Sérgio Salla Sá

 

A Burocracia dos Atos de Registro do Empresário
Andreza Cristina Rodrigues de Camargo
Profo Ms: Francisco César P.Cecconello

 

Sociedade e Educação: O Trabalho Socioeducativo Junto as Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social
Marta Adriana Barbosa Ceccato
Renata Nascimento Silva

 

Sociedade da Informação e o Uso da Tecnologia
Priscila Roberta Foresti
Profo Me. Pablo Rodrigo Gonçalves

 

Reflexos Motivacionais dos Processos de Comunicação Organizacional
Nathalia Julietti G. Dias
Profa Ms. Fernanda Harmitt Machado

 

Porque Nós Somos Mamíferos!
A construção da Identidade Publicitária do Leite Parmalat e sua Relação com o Público Consumidor
Raissa Klain Belchior
Dayane Cristina Corroche

 

Responsabilidade Civil do Advogado
Ludjane Aparecida Marconi Corrêa
Michele Cristina Montenegro Schio