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2011

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianas.br

A curiosidade sempre foi e sempre será uma característica antropológica. Por seu intermédio ocorrem os grandes avanços científicos e tecnológicos que, em muitos aspectos, contribuem para melhoria e aperfeiçoamento da vida humana, ainda que, em outros, beneficiam apenas uma pequena parcela da população.

Com a curiosidade, acontece também o gesto de admiração que, segundo Platão, é a característica fundamental da atitude filosófica. Somente quem tem curiosidade e admiração será capaz de superar os condicionamentos naturais e sociais, e poderá oferecer propostas inovadoras, cujo objetivo é possibilitar a criação do conhecimento e não simplesmente a sua aquisição e transmissão.

Essas duas características - curiosidade e admiração - estão presentes nas ações acadêmicas desenvolvidas pelas Faculdades Integradas Claretianas. Vendo o processo educacional como uma realidade contínua e sempre dinâmica, a Instituição realiza, com seriedade e criticidade, aquilo que lhe é exigido como Instituição de Ensino Superior: um ensino proposto por docentes competentes e preparados em suas respectivas áreas de atuação; uma extensão que apresenta cursos e projetos marcados com verdadeiro sentido de responsabilidade social; e uma pesquisa que reflete uma Instituição voltada para a criação e produção do conhecimento.

Assim, a área da pesquisa vem se desenvolvendo gradativamente nas Faculdades Integradas Claretianas, o que pode ser constatado desde a realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), ao Programa Institucional de Iniciação Científica e à participação no PIBIC, que é um Programa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq. Tais iniciativas mostram um novo rosto da Instituição, reforçando que o conhecimento não se efetiva somente com a sua transmissão, mas também com a sua criação e produção. Afinal, como dizia Paulo Freire, o professor, acima de tudo, é um pesquisador, se efetivamente pretende exercer a sua docência, segundo os critérios exigidos pela sua função de educador, que envolve profissão e, mais do que isso, vocação. Mas a condição de pesquisador não compete somente ao professor. Nesse particular, a Instituição está também gerando alunos pesquisadores, cuja presença se efetiva nos projetos de iniciação científica, implantados e em pleno desenvolvimento.

O resultado dessa atividade vinculada à pesquisa está registrado no Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC), tão bem coordenado pelo Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves, que acompanha a evolução desse trabalho, com todos os desafios e problemas que efetivamente fazem parte dessa atividade acadêmica. Na gestão da pesquisa e da Iniciação Científica, dois momentos são importantes na Instituição. O primeiro deles é o Congresso de Iniciação Científica, que se realiza uma vez por ano e que expõe o resultado dos projetos desenvolvidos durante o ano. Outro momento é a edição da Revista Institucional Ensaios & Diálogos, com artigos de professores e alunos, tanto da Instituição como de outras instituições convidadas. São dois momentos que se complementam e que refletem uma Instituição voltada para a pesquisa e, portanto, para a criação e produção do conhecimento.

Assim, a Instituição, por meio do NUPIC, está lançando a quarta edição da Revista Ensaios & Diálogos, com diversos artigos em suas mais diferentes áreas de atuação. O caráter pluralista da revista se dá exatamente pela diversidade das temáticas propostas, que contemplam os diversos cursos da Instituição que, de alguma forma, desenvolveram algum tipo de pesquisa.

Façamos contato com os artigos publicados e nos inteiremos dos conteúdos propostos, cada vez mais convencidos de que a educação se pauta no tripé - ensino, pesquisa e extensão - e que a pesquisa está sempre presente e atuante na Instituição; nesse caso, confirmada com o lançamento da quarta edição da Revista Institucional Ensaios & Diálogos.

Parabéns a todos que se envolveram no processo de publicação da Revista e uma excelente leitura dos artigos selecionados!

Prof. Dr. Sávio Carlos Desan Scopinho
Diretor Acadêmico

O Real Valor das Pessoas Para as Organizações
Bento Manuel Salvador da Conceição
Prof. Ms. Fernanda Harmitt Machado

 

A Epistemologia da Prática Pedagógica de Professores em uma Escola Profissionalizante
Anderson Donizeti Moreira
Dra. Roselene Aparecida de Macedo

 

Literatura, Política e Darwinismo-Social: Uma Análise Sociológica da Trajetória Contestadora de Raul Pompéia
Fernando de Figueiredo Balieiro

 

O Poeta Romano Horácio e a Sátira Latina
Semíramis Corsi Silva

 

Desvendando as Redes Sociais:
O papel das redes sociais como ferramenta da publicidade na web
Ibrahim Cesar Nogueira de Souza

 

Considerações Sobre a Hipótese do Período Crítico para Aquisição de Línguas
Raquel Albano Scopinho

 

A Importância da Qualidade da Mão de Obra na Logística
Patrícia Dezan Pamplona Mendonsa
Jorge Barthmann De Boni

 

A Música no Processo de Alfabetização
Gabriela Martins de Souza
Evelyn Monari Belo

 

O Que é Logística?
Prof. Esp. Adm Eder Benedito Simonato

 

Estudos Científicos na Área de Secretariado
MARIANA CARMINATTI
RAQUEL ALBANO SCOPINHO

 

EFEITOS DE UM TREINAMENTO DE KARATÊ NAS FUNÇÕES COGNITIVAS E MOTORAS EM IDOSO COM DEMÊNCIA MISTA
Eduardo Dias Viana
Ana Clara de Souza Paiva
Mariana Zanetoni Vassoler
Larissa Pires de Andrade