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2012

2012 -

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianas.br

É com grande alegria e satisfação que a Direção Geral das Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro – apresenta à comunidade acadêmica e ao público em geral a quinta edição da Revista Institucional Ensaios & Diálogos.

O presente volume tem dez artigos sobre temáticas relativas às diversas áreas oferecidas pela Instituição, que expressam o empenho na produção científica e acadêmica dos docentes, assim como nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes, no Programa de Iniciação Científica, que é acompanhado e assessorado pelo Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC). São artigos de professores e alunos, individuais ou coletivos, que apresentam os resultados das pesquisas institucionais e do PIBIC, e de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior.

Apesar da Instituição, segundo os parâmetros exigidos pelo MEC para credenciamento e recredenciamento de Faculdade, não ser obrigada a atuar no campo da pesquisa e da Iniciação Científica, existe um amplo espaço de atuação nessa dimensão da educação que, juntamente com o ensino e a extensão, reflete a preocupação com uma educação de qualidade, pautada em valores éticos e profissionais, que respondam aos desafios da sociedade atual e à demanda do mercado de trabalho.

Ainda na perspectiva da pesquisa, merece destaque as diversas iniciativas da Instituição, no sentido de apoiar e, em alguns casos, financiar a participação de seus docentes e discentes em eventos acadêmicos, tanto no país como no exterior. São participações em Congressos, Simpósios, entre outros, que confirmam o compromisso da Instituição com a pesquisa e o desenvolvimento de projetos cujo objetivo é a atualização e constante capacitação do seu corpo docente e discente.

Diante desse amplo quadro de atividades desempenhadas pela Instituição, a Revista Ensaios & Diálogos é mais uma iniciativa acadêmica que, por ela mesma, tem sua importância, juntamente com a Revista Jurídica, do Curso de Direito, e a Revista UNICLAR, do Curso de Teologia, da Unidade de São Paulo. Os impactos dessas iniciativas já refletem na vida da própria Instituição, mas, com certeza, refletirá muito mais na atuação dos nossos egressos, quando se inserirem no mercado de trabalho e enfrentarem os desafios inerentes à vida em sociedade.

Parabéns a todos/as os/as autores/as que apresentaram seus trabalhos nesta quinta edição da Revista Ensaios & Diálogos e também a todos que, de alguma forma, contribuíram para que chegássemos a essa publicação, que marcará, mais uma vez, a vida acadêmica da Instituição.

 

Um abraço fraterno a todos/as

Sávio Carlos Desan Scopinho

Diretor Acadêmico

Diretor Geral

Pe. Luiz Claudemir Botteon

Diretor Administrativo

Pe. Brás Lorenzetti

Diretor Acadêmico

Prof. Dr. Sávio Carlos Desan Scopinho

Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Conselho Editorial

Profa Ms. Andréia Nadai Carbinatto

Prof. Es. Ângelo Aparecido Zadra

Prof. Ms. Eduardo Feltran Barbieri

Prof. Ms. João Carlos Picolin

Prof. Esp. Euclides Francisco Jutkoski

Prof. Ms. Manoel Valmir Fernandes

Profª. Ms. Raquel Albano Scopinho

Prof. Es. Mateus Colabone Neto

Profª. Ms. Klausner Vieira Gonçalves

Profª Es. Viviane Cristina Geraldo

Prof. MS. Ronaldo Ribeiro de Campos

Profa. Dra. Márcia Reami Pechula

Revisão Textual

Prof Ms. Lisiane Ferreira da Silva Pereira

Editoração e Projeto Gráfico

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Web Services ? Uma Ana?lise Comparativa

Os Web Services são sistemas de informação que, utilizando um conjunto de tecnologias que são padrões da Internet, permitem a integração entre outros sistemas de informação, através de troca de mensagens. Esse artigo tem o objetivo de introduzir a tecnologia de Web Services, os conceitos, as tecnologias e padrões envolvidos e suas aplicações mais comuns. Além disso, apresentar as duas principais alternativas para o desenvolvimento de Web Services disponíveis atualmente, o protocolo SOAP e o estilo arquiterural REST, fazendo uma análise comparativa entre elas, realçando as situações onde as vantagens e desvantagens de cada uma são mais relevantes.

Palavras-chave: Web Services – REST – SOAP – XML – JSON - SOA.

Ricardo Frenedoso Da Silva, Pablo Rodrigo Gonçalves

 

A Classificaça?o Brasileira de Ocupaço?es e o Estudo das Ocupaço?es das Secreta?rias Executivas e Bili?ngues, Recepcionistas e Te?cnicos em Secretariado

O presente trabalho pretende estudar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), mostrar as alterações ocorridas na ocupação do profissional secretário ao longo dos tempos; apresentar as descrições das famílias ocupacionais das Secretárias Executivas e Bilíngues, Recepcionistas e Técnicos em Secretariado e apresentar a correlação feita entre elas. Esta pesquisa visa comprovar que hoje o secretário atua como um assessor do executivo ou de um grupo de executivos, realizando tarefas que demandam conhecimentos profissionais de alta competência. As autoras concluem que, ao analisarem as três descrições estudadas, pôde-se observar que estas possuem uma similaridade grande em suas atribuições, porém certa distinção na condução e exercício das atividades, pois o profissional secretário necessita de conhecimentos profissionais de alto nível e habilidades na resolução de problemas e as demais ocupações estudadas não necessitam destes conhecimentos e experiências tão característicos. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa têm por eixo fundamental a Documentação Indireta.

Palavras–chave: secretariado; Classificação Brasileira de Ocupações; secretárias executivas e bilíngues; recepcionistas; técnicos em secretariado.

Adriana Casarin, Ana Paula de Moura Alves, Bruna Alberti Rodrigues, Profa. Ms. Fernanda Harmitt Machado

 

PIS e COFINS: Sistema?tica de Retença?o no Regime Cumulativo e Na?o Cumulativo

Esse artigo visa conceituar e exemplificar uma área da contabilidade tributária denominada Retenção de Impostos, sendo que os tributos escolhidos para análise foram as contribuições sociais PIS e COFINS. A intenção deste trabalho é realizar uma abordagem introdutória da instituição dessas contribuições, além de efetuar um comparativo entre os dois regimes de apuração existentes e, simultaneamente, apresentar as formas de fazer o envio das informações acerca dos valores apurados à Receita Federal do Brasil. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico e documental. Os resultados desta pesquisa concluem que o regime não cumulativo veio para amenizar a chamada arrecadação em cascata, reduzindo assim a carga tributária, mesmo possuindo uma alíquota maior.

Palavras-Chaves: contabilidade tributária, retenção de impostos, regime cumulativo, regime não cumulativo.

Mari?lia Giovanoni Ciaramello, Prof. Esp. Fa?bio Pinto Marques

 

A Importância da Foz do Brasil para o Munici?pio de Rio Claro - PPP Uma Nova Visa?o Administrativa

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi discutir e apresentar casos de destaques nacionais e internacionais com a implementação da Parceria Público-Privada e as vantagens que ela apresenta ao município e ao parceiro. Apresentaremos como estudo de caso a ocorrida no município de Rio Claro com a implantação de uma PPP no município para o tratamento e manutenção do sistema de esgotamento sanitário.

Palavras-chave: Parceria Público-Privada, Administração, Gestão Sustentável, Eficiência.

Ricardo Pensado Nishida, Nassif Cassab, Fernando Lui?s Silva Sentieiro, Ana Luiza Fonseca Fortes Furtado

 

A Importância da Intelige?ncia Emocional na Vida do Profissional Secreta?rio

Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento sobre os principais domínios da inteligência emocional e, paralelamente, mostrar como é o perfil atual do profissional secretário e, então, fazer a comparação dos dados levantados para se tentar chegar ao entendimento de que as habilidades emocionais contidas neste perfil se encontram dentro dos domínios principais da inteligência emocional. Além disso, demonstra pesquisas e estudos sobre inteligência emocional no contexto organizacional, comprovando a grande necessidade de desenvolvê-la dentro desse contexto.

Palavras-chave: profissional secretário; perfil atual; inteligência emocional; habilidades emocionais; conforto psicológico.

Elaine Cristina Marques

 

Embarcando uma Pa?gina Web em um Microcontrolador para Comunicac?a?o Via Internet Atrave?s do Protocolo TCP/IP

As redes de computadores, inclusive a Internet, têm sido amplamente utilizadas para o tráfego de informações, principalmente as que utilizam o protocolo TCP / IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol). Esse trabalho tem como objetivo estudar a implementação de uma página web dentro de um micro controlador a fim de que esse realize uma tarefa remotamente. Para isso se fará necessária a exploração das ferramentas de software fornecidas pela microchip e ferramentas de hardware como a placa de desenvolvimento Explorer 16 BR. Acreditamos que a partir desse trabalho possam surgir várias idéias de aplicação prática que venham a contribuir para o avanço tecnológico a favor da sociedade.

Palavras chave: PIC. TCP IP. Internet. Acesso remoto. Automação.

Fernando Celestino dos Santos, Paulo Se?rgio Salla Sa?

 

A Contribuiça?o do Teatro Frente ao Desempenho Escolar das Crianc?as Surdas do 5o Ano Do Ensino Fundamental

O teatro como uma proposta pedagógica pode auxiliar o professor a melhorar o desempenho de seus alunos surdos de uma forma positiva. É importante a procura por propostas que sejam efetivas para o aprendizado desses alunos, tornando a educação dos mesmos, interessante e significativa. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo sobre a contribuição do Teatro na Educação de Surdos. Através do livro “O Pássaro sem Cor” de Luís Norberto Pascoal, foi elaborada uma peça teatral juntamente com os alunos e os professores de uma Escola Municipal de Rio Claro, do qual todos foram protagonistas. Dessa forma, o presente trabalho apresenta dados e informações coletados através de questionários aplicado aos professores e aos alunos após a realização da peça. Dentre os resultados obtidos foi possível perceber que o teatro proporciona cumplicidade entre os alunos, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula e um aprendizado significativo.

Palavras-chave: Surdez, Teatro, LIBRAS, Inclusão Escolar.

Aline Rafaela de Godoy Moreira, Cristiane Regina Tozzo

 

A Noça?o de Pessoa Como Fundamento E?tico e Apore?tico Para Uma Cri?tica a? Sociedade Contemporânea

O presente artigo é resultado de um estudo histórico e sistemático sobre a concepção de pessoa, desencadeado entre as diversas fases de transformações sociais e culturais da humanidade. Essa concepção sofreu várias inversões de conceitos e valores e atualmente se apresenta desprestigiada pelo ritmo de precarização e indiferença causada pelo dinamismo do sistema capitalista globalizado. Inicialmente, essas transformações provieram de conquistas territoriais de poder; porém, no decorrer da história ocidental, ocorreu um processo de reflexão filosófico-antropológica, em busca do conhecimento do ser humano, propiciando uma consciência ética e de formação cidadã, para obtenção do bem comum. Acrescentamos neste processo o arcabouço histórico e religioso do monoteísmo, estabelecendo a busca pelo Sagrado, através de um relacionamento ponderado por leis de conduta em prol da solidariedade coletiva, visando à justiça e à paz. Porém, essa sensibilidade humana foi ofuscada pelo ímpeto de alcance de sua inteligência; assim, numa era de descobertas, a ânsia de poder e de ambição iniciou um processo de produção e de consumo excessivo, desencadeando o sistema capitalista. Esse, gradativamente inverteu os valores do “ser” para o “ter”, propiciando a formação de uma sociedade excludente, desigual, descartável e indiferente às necessidades dos seres humanos e do meio ambiente. A sociedade contemporânea sofre essas consequências históricas e contundentes do capitalismo, esquecendo-se da validade fenomenológica que envolve o ser humano na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o universo. Infelizmente, tais situações tendem a piorar se não houver um novo olhar e uma nova consciência ética que visem ao resgate do real valor da pessoa humana. Assim, torna-se necessário articular reflexões que desencadeiem cuidados, oportunidades e políticas que tragam ao ser humano a dignidade e o direito à cidadania, para sua realização plena. Essa consciência de cidadão propiciará uma atuação de respeito e de cuidado pela conservação da natureza, postergando um novo habitat e um novo sentido à vida para as gerações futuras.

Palavras-chave: pessoa humana, capitalismo, cuidados e cidadania.

Regina Claret Kapp dos Santos Sa?vio Carlos Desan Scopinho

 

Literatura e Histo?ria Africanas: Implicaço?es para a Formação de Professores, no Contexto da Lei 10.639/03

No ano de 2009, na sede da ONG Fonte (Frente Organizada para a para a Temática Étnica) em Araraquara (SP) foi realizado o curso “Literaturas Africanas e a História da África no contexto da lei 10.639/03” voltado para líderes comunitários/movimentos sociais, universitários (áreas da educação e ciências sociais) e professores da educação básica. O curso foi organizado pela ONG Fonte em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Estado SP (Programa de Ação Cultural – PROAC). As reflexões aqui apresentadas discutem as implicações desse curso, particularmente, para os professores. Para essa construção reflexiva, foram utilizados os métodos da observação participante e da pesquisa documental para apontamentos dos resultados advindos desse curso em seus desdobramentos enquanto processo e enquanto finalização. Os resultados indicam as contribuições do referido curso, quais sejam: (1) a ampliação da dimensão das literaturas africanas na constituição da cultura e da história dos brasileiros e, (2) o “manejo” dessas literaturas nos contextos curriculares escolares, afirmando, assim a diversidade pautada na diferença, na educação das relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Literaturas Africanas, História da África, Formação de Professores, Lei 10.639/03.

Claudionor Renato da Silva

 

A Importância de Atividades Socializantes, Tanto Quanto Fi?sicas, Para a Qualidade de Vida Relacionada a Grupos de 3a Idade ? Um Panorama das Possibilidades Oferecidas na Cidade De Rio Claro

Diversos estudos confirmam que a prática regular de atividade física favorece a saúde, de forma que ela se tornou parte do hábito de vida de muitas pessoas, que correm, nadam, pedalam ou simplesmente caminham visando obter ou manter estas melhoras orgânicas. Populações consideradas ‘especiais’, como os idosos, também se beneficiam com a prática física. Por outro lado, sabe-se que para este grupo de pessoas o aspecto psicossocial possui enorme implicação na saúde, pois interfere significativamente em seu dia-a-dia, favorecendo sua autonomia, da mesma forma como a própria prática de uma atividade física. Logo, práticas vinculadas ou desenvolvidas em grupos favorecem a qualidade de vida destas pessoas. Este trabalho teve como objetivo verificar, a partir de uma revisão literária, se condições de convívio social e desenvolvimento de atividades de caráter lúdico-artístico, não necessariamente relacionado com uma prática física, poderiam exercer influência significativa à saúde semelhante à prática da atividade física. Objetivou também avaliar as possibilidades destas práticas na cidade de Rio Claro, concluindo que, como a grande maioria das cidades brasileiras, vem apresentando opções de atividades para esta população especial, mas as políticas públicas ainda precisam melhorar muito neste sentido, especialmente para as atividades socializantes de caráter lúdico- artístico, fundamentais para a manutenção da saúde mental dos indivíduos.

Palavras chave: terceira idade, envelhecimento, qualidade de vida, hobby, atividade física, arteterapia.

Michelle Ariam Binatto Alexandre Marcucci Miotto