Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

2013

2013

 Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianorc.com.br

A Direção das Faculdades Integradas Claretianas, a partir de 2013, com a nova denominação de Claretiano – Faculdade, apresenta a sexta edição da Revista Institucional Ensaios & Diálogos, com a intenção de divulgar vários artigos de docentes e discentes, que desenvolveram temas específicos nas áreas de pesquisa dos diversos cursos oferecidos pela Instituição.

Trata-se de uma iniciativa importante, partindo de alguns pressupostos que não podem ser negligenciados ou esquecidos. O primeiro deles é o fato de que a Instituição, pela condição de ser Faculdade, não tem a exigência de apresentar atividades vinculadas à pesquisa. Mas, devido ao seu interesse no desenvolvimento de temas que extrapolam os limites do espaço da sala de aula, consta em seus documentos internos a importância da pesquisa, voltada para a iniciação científica, com ações que confirmam o que está registrado nos documentos oficiais. As ações se efetivam na elaboração de trabalhos de iniciação científica, com apoio da Instituição, nos trabalhos de conclusão de curso (TCC), sendo uma exigência em vários cursos da Instituição, no PIBIC, com quatro bolsas disponibilizadas pelo CNPq, e nos Congressos de Iniciação Científica, que são realizados anualmente e servem de espelho das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o ano letivo. Outra ação que procede desse pressuposto é a participação de professores e alunos em eventos acadêmicos, promovidos pela Instituição ou por outras instituições e órgãos de fomento, com o devido apoio institucional.

O segundo pressuposto é a certeza de que, para a Instituição, a docência sem a pesquisa apresenta o risco de considerar a educação apenas como um ato de transmissão do conhecimento. Na realidade, ela é muito mais do que isso, pois se trata de enfatizar que o conhecimento exige também uma grande capacidade de produção, o que pode ser feito principalmente com a pesquisa. Apesar das dificuldades e debilidades enfrentadas por uma Instituição de Ensino Superior Particular, o Claretiano – Faculdade procura ser uma Instituição atenta a essa preocupação, fomentando interesse pela pesquisa e procurando enfatizar que a educação não é apenas a transmissão do conhecimento, mas um “saber com sabor”, um “aprender a aprender”, proporcionando ações criativas e inovadoras. As ações já elencadas refletem essa condição assumida e motivada pela Direção do Claretiano – Faculdade, sempre reconhecendo os desafios e limites nesse campo específico de atuação.

Assim, a Revista Institucional Ensaios & Diálogos se apresenta como um espelho das atividades de pesquisa desenvolvidas pela Instituição e um fator motivacional para que alunos e professores se interessem, cada vez mais, para essa grande dimensão que, juntamente com o estudo e a extensão, torna-se fundamental para sustentar uma Instituição de Ensino Superior, que tem o objetivo de pensar a educação também como produção do conhecimento e não apenas como mera mediadora de um “professor que sabe” e de um “aluno que não sabe”. Mais uma vez, vale a intuição do grande educador brasileiro, Paulo Freire, que insistia no fortalecimento de uma educação libertadora e problematizadora, e não de uma educação “bancária”, em que o aluno se torna apenas “depositário” de um conhecimento transmitido pelo professor, como foi tão bem desenvolvido em várias de suas obras, principalmente no livro “Pedagogia do Oprimido.

Parabéns aos alunos e professores que publicaram seus artigos na Revista Ensaios & Diálogos. Nosso desejo é que esse exemplo faça com que a comunidade acadêmica esteja cada vez mais sensibilizada a pensar uma educação preocupada com os problemas atuais, apresentando pistas e soluções que, com empenho e dedicação, serão propostos nestes e em outros artigos desenvolvidos pelos alunos e professores que, de alguma maneira, realizaram pesquisas na Instituição.

Sávio Carlos Desan Scopinho

Diretor Acadêmico Claretiano - Faculdade

Ensaios & Diálogos / Faculdades Integradas Claretianas. — São Paulo: Gráfica Avenida, 2013. 108 p.

ISSN 1983-635X; n.6 - Anual

 

Diretor Geral

Pe. Luiz Claudemir Botteon

Diretor Administrativo

Pe. Brás Lorenzetti

Diretor Acadêmico

Prof. Dr. Sávio Carlos Desan Scopinho

Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Conselho Editorial

Profa Ms. Andréia Nadai Carbinatto

Prof. Es. Ângelo Aparecido Zadra

Prof. Ms. Eduardo Feltran Barbieri

Prof. Ms. João Carlos Picolin

Prof. Esp. Euclides Francisco Jutkoski

Prof. Ms. Manoel Valmir Fernandes

Profª. Ms. Raquel Albano Scopinho

Prof. Es. Mateus Colabone Neto

Profª. Ms. Klausner Vieira Gonçalves

Profª Es. Viviane Cristina Geraldo

Prof. MS. Ronaldo Ribeiro de Campos

Profa. Dra. Márcia Reami Pechula

Direitos humanos X preconceito no contexto do CRF ? Rio Claro
Camila Cardoso Ribeiro

 

O papel do pedagogo na equoterapia
Daniele Botion, Evelyn Monari Belo

 

Motivac?a?o para a implantac?a?o das normas ISO 9001 em uma empresa de servic?os conta?beis: Um estudo de caso
Eder Benedito Simonato

 

A importância do recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de uma aluna com paralisia cerebral
Haila Jessica Evangelista, Walkiria Gonçalves Reganhan

 

Publicidade como servic?o: O impacto da publicidade digital na experie?ncia do usua?rio
Ibrahim Cesar Nogueira de Souza, Prof. Fa?bio Eduardo Dias

 

Gesta?o ambiental e recursos hi?dricos: Ana?lise do plano de bacias 2010-2020 do comite? de bacias hidrogra?ficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai? (CBH-PCJ)
Karina de Lima Rufino Souza, Ana Luiza Fonseca Fortes Furtado

 

Quando a gesta?o da rede logi?stica se torna uma vantagem competitiva
Priscila Cristina de Almeida, Ângelo Aparecido Zadra

 

Estilo de vida e as alterações da flexibilidade e resistência muscular localizada na fase adulta
Vicente P. Kannebley Jr., Tatiana Müller

 

Estruturando redes neurais artificiais paralelas e independentes para o controle de pro?teses robo?ticas
Daniel Cristiano Serafim, Prof. Dr. Antonio Joaquim da Silva Neto

 

Desenvolvimento de aplicac?o?es utilizando realidade aumentada
Leandro Tonin, Prof. MS. Klausner Vieira Gonc?alves