Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Ação Pastoral

Qual a origem das quermesses e festas juninas?

As quermesses são festas realizadas por igrejas em várias épocas do ano, principalmente, em junho, em conjunto com as festas juninas.

A palavra, em sua origem (flamenga), significa feira de igreja ou feira beneficente e teve origem como festa do padroeiro de paróquias católicas, ou até, no aniversário da igreja.

Hoje, após muitos anos e muitas mudanças em sua estrutura, a quermesse é uma festa, na maioria das vezes realizada por igrejas, e que disponibilizam diversão, brincadeiras e gastronomia para seus visitantes. Também, na grande maioria, as quermesses buscam atender alguma causa solidária, direcionando o dinheiro arrecadado para uma ação comunitária, ou vendendo materiais que revertam os lucros para instituições que precisem.

As festas juninas também nasceram em berço católico, na Europa, sendo uma forma de homenagem aos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo. Ambas as festas tomaram grande proporção, por todo o mundo, e possuem várias formas de entretenimento, com tradições e celebrações.

A Ação Pastoral e Extensão Comunitária apresenta-se como uma proposta de ações voltadas para as atividades pastorais que buscam agregar ao trabalho acadêmico da Instituição, a realização de uma educação que forme profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, pessoas conscientes de sua responsabilidade ética, cidadã e cristã uma vez que tal proposta vem ao encontro da efetivação do Projeto Educativo Claretiano, que se fundamenta no carisma do fundador da Congregação dos Missionários Claretianos - Santo Antonio Maria Claret, cuja base visa o desenvolvimento integral da pessoa respondendo ao direito de todos a ter acesso ao saber e ao conhecimento e, com pleno respeito à liberdade de cada indivíduo e ao métodos próprios do ambiente escolar, apresentar a proposta evangelizadora de Jesus Cristo, como sentido de vida, do cosmo e da história.