Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Ação Pastoral

Professores e agentes de pastoral se reúnem para discutir novas diretrizes

No último sábado (19), agentes e coordenadores de pastoral e professores de ensino religioso do Claretiano - Rede de Educação, vinculados ao Ensino Básico das unidades de Rio Claro, São Paulo, Batatais, Belo Horizonte, Boa Vista e Taguatinga, se reuniram, nas dependências do Claretiano – Faculdade, da cidade de Rio Claro, para organizar novas diretrizes da Ação Pastoral Claretiana, presente nas unidades do Claretiano por todo o Brasil.

Liderados pelos novos coordenadores da Ação Pastoral do Claretiano – Rede de Educação, Prof. Sávio Carlos Desan Scopinho e Pe. Cláudio Roberto Fontana Bastos, os participantes conversaram sobre o que é Ação Pastoral na perspectiva dos documentos da Igreja e o que é Ação Pastoral a partir do Projeto Educativo Claretiano. Os participantes também apresentaram, durante o evento, as atividades e trabalhos exercidos atualmente em suas respectivas unidades e sugeriram novas propostas para que o trabalho seja realizado em nível de rede, alcançando de forma unificada um melhor resultado.

Neste 1º Encontro de Professores do Ensino Religioso e Coordenadores de Pastoral, foram definidas as diretrizes e ideias para os Colégios, visando uma ação unificada e integrada, sem perder a especificidade de cada região em que os colégios estão instalados. Por sua vez, em 09 de outubro, durante a realização do CECLAB - Encontro da Comissão dos Educadores Claretianos do Brasil, serão discutidas as atividades e ideias para a o Ensino Superior, também com a proposta de unificar os trabalhos da Ação Pastoral na perspectiva da Rede.

A meta é entender a ação pastoral como uma atividade importante em todo o Claretiano – Rede de Educação, onde, respeitando-se a identidade de cada ensino – básico e superior –, seja possível a apresentação da “boa notícia” do projeto evangelizador de Jesus Cristo.

Como afirmou o prof. Sávio, “o encontro foi um marco importante para entender as ações pastorais dos colégios, assim como abrir novas possibilidades para uma ação integrada e sistemática, com a finalidade de identificar e divulgar a visão confessional do Claretiano – Rede de Educação e, ao mesmo tempo, sustentar um projeto educativo que respeite a pluralidade e as diferenças, cada vez mais presentes no contexto social contemporâneo.”

Assim, respeitando-se uma caminhada já consolidada, a implantação de uma coordenação de pastoral do Claretiano – Rede de Educação e o encontro dos agentes e coordenadores de pastoral e professores do ensino religioso dos colégios claretianos, ocorrido sábado (19), marcam um novo momento, cujas implicações serão importantes para a realização de inovações importantes e necessárias.

A TV Claret esteve presente no evento e conversou com alguns dos responsáveis, confira aqui!

A Ação Pastoral e Extensão Comunitária apresenta-se como uma proposta de ações voltadas para as atividades pastorais que buscam agregar ao trabalho acadêmico da Instituição, a realização de uma educação que forme profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, pessoas conscientes de sua responsabilidade ética, cidadã e cristã uma vez que tal proposta vem ao encontro da efetivação do Projeto Educativo Claretiano, que se fundamenta no carisma do fundador da Congregação dos Missionários Claretianos - Santo Antonio Maria Claret, cuja base visa o desenvolvimento integral da pessoa respondendo ao direito de todos a ter acesso ao saber e ao conhecimento e, com pleno respeito à liberdade de cada indivíduo e ao métodos próprios do ambiente escolar, apresentar a proposta evangelizadora de Jesus Cristo, como sentido de vida, do cosmo e da história.