Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Por que avaliar?

Avalia-se para construir conhecimento sobre a própria realidade da Instituição, identificando pontos fracos, pontos fortes e potencialidades, além de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Com base nos resultados obtidos no processo de autoavaliação, são estabelecidas estratégias de superação de problemas e sugeridas novas formas de organização, administração e ação.

O que Avaliar ?

As dimensões avaliadas são as seguintes:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

3. A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

4. A comunicação com a sociedade.

5. As políticas de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

6. Organização e gestão da Instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a Mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.

9. Políticas de atendimento aos estudantes.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Todo o processo de avaliação das dez dimensões expressa uma realidade rica em procedimentos e ações que visam o crescimento e fortalecimento da Instituição, que efetivamente se propõe a oferecer cursos de nível superior com excelente qualidade e responsabilidade. A cultura de avaliação torna-se, assim, um importante elemento de educação onde a avaliação é entendida como fundamental para todos os membros que fazem parte do Claretiano - Centro Universitário.