Claretiano - Faculdade recebe debate de digital influencers

14/03/2018 - Rio Claro

Na última terça-feira (13), o Claretiano - Faculdade recebeu as digital influencers rio-clarenses Manu Tamaru e Larissa Buschinelli para o debate O Poder das Influencers.

Manu Tamaru é casada e mãe, formada e pós-graduada em fisioterapia, mas sua paixão por moda a fez atuar como empresária do ramo, sendo sócia-proprietária da Boutique Specchio em Rio Claro e Blogueira já há 5 anos. Atualmente, possui 380 mil seguidores no Instagram, a rede que mais utiliza (@manutamaru). Larissa Buschinelli, por sua vez, é empresária e digital influencer há 3 anos. Se formou em Administração de Empresas pela UNIMEP e fez pós-graduação pela UNICAMP. Atualmente, possui 200 mil seguidores no Instagram, a rede que mais utiliza (@larissabuschinelli).

O evento foi moderado por Ronaldo Fortes, publicitário formado no Claretiano - Faculdade e pós-graduado em Planejamento Estratégico. Atua no Departamento de Marketing do Claretiano - Rede de Educação há cinco anos e presta consultoria a influenciadores do segmento musical e de entretenimento.

O debate

O Poder das Influencers faz parte da programação da 23ª Semana da Mulher promovida pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, idealizado por Roberlei Cidade, com apoio da Vereadora Carol Gomes e Vereadora Maria do Carmo Guilherme.

O debate abordou inúmeros assuntos, desde como as influencers iniciaram seus trabalhos, até a forma como lidam com as atividades atualmente, depois de conquistar muitos seguidores. "Não é fácil e superficial como todos pensam, quando nos vêem viajando e só fazendo coisas boas e gostosas. Também temos nossos maus dias, mas queremos passar o que é bom para os outros", comentou Manu Tamaru.

Larissa também confirmou que, às vezes, não está bem para publicar e ela não quer passar essa negatividade aos seguidores, pois com o trabalho, se tornou influenciadora de pessoas. "Eu tenho uma seguidora de Brasília que fez questão de vir a um evento na cidade para me conhecer e agradecer por eu ter colaborado com a melhora na depressão dela, pois estava sedentária e com vários problemas. As pessoas se espelham em nosso trabalho e isso as ajuda a viver melhor", comentou a influencer.

Ronaldo comentou sobre o evento e a importância deste tipo de debate para o conhecimento geral. "É muito interessante conhecer a perspectiva das Influencers sobre o mercado. Enquanto profissional de comunicação, geralmente, estou na posição de representante do anunciante, ou no agenciamento de campanhas. Ter a visão do outro lado do processo é fundamental para a criação de estratégias mais assertivas". Ronaldo já fez trabalhos do tipo, mas não para o segmento (moda e fitness). "É uma área em ascensão, que desperta muito o interesse do público e das marcas, por isso, considero um debate bem saudável. Ambas demonstraram profissionalismo e preocupação com o modelo de negócio. Fico feliz em observar a maturidade na visão e gestão, além da preocupação em compreender as ferramentas e boas práticas (nas mídias digitais)".

Agradecemos aos idealizadores do evento, por realizarem as atividades no Claretiano - Faculdade. Agradecemos também, aos alunos e professores, que participaram do debate, realizando perguntas e interagindo, prática de grande importância para os estudantes de todas as áreas.

= = = = = = = = = = = = = =