Rossandro Klinjey marcou a Aula Magna do curso de Medicina do Claretiano

17/05/2018 - Rio Claro

"O que você tem para oferecer que a inteligência artificial não tem?"

Essa pergunta e muitos outros questionamentos foram feitos na noite de ontem (16), pelo palestrante, escritor e psicólogo clínico Dr. Rossandro Klinjey, durante a Aula Magna da primeira turma do curso de Medicina do Claretiano - Faculdade.

O evento teve início às 19h30 e foi apresentado pelo jornalista Paulo Lima, da TV Claret, que anunciou os representantes da saúde de Rio Claro e diretores do Claretiano - Faculdade. Em seguida, o pró-reitor administrativo do Claretiano, Pe. Luiz Claudemir Botteon, agradeceu a participação de todos os convidados e responsáveis por colaborar com a abertura do curso em Rio Claro.

Após os agradecimentos, os alunos Júlia Comparotto e Ricardo Dias subiram ao palco para apresentar a Associação Atlética Acadêmica Jair Virginio Junior, primeira atlética do Claretiano - Faculdade, que promete promover eventos e atividades relacionadas aos alunos atuais e futuros, proporcionando integração e união entre os estudantes do curso. Depois de concluir as explicações, o coordenador do curso e homenageado pela atlética, Dr. Jair, subiu ao palco para receber um presente e proferir algumas palavras.

Em seguida, a aluna Marcella Venâncio do Valle, presidente do Centro Acadêmico de Medicina Pe. Sérgio Ibanor Piva, explicou as funções do centro e manifestou sua admiração pelo Pe. Sérgio, reitor do Claretiano - Centro Universitário, homenageado pelos estudantes. Marcella comentou que, desde o primeiro contato com o padre, recebeu muitos ensinamentos e experiências que mostraram o porquê de ele ser o convidado de honra. Neste momento, Pe. Sérgio subiu ao palco para receber um presente da equipe e enunciar seus agradecimentos.

Por fim, o palestrante e convidado da noite, Dr. Rossandro Klinjey, foi anunciado e deu início à palestra. Rossandro expressou de várias formas as vertentes exploradas pelo curso de Medicina do Claretiano, que busca a humanização do médico e a boa relação médico-paciente. Baseado em fatos e estatísticas, apresentou dados sobre a melhora de muitos doentes pela relação saudável com quem os atende. "As pessoas que procuram um médico estão frágeis, vulneráveis e muitas vezes precisam não apenas do conhecimento técnico, mas de gestos, olhares e formas de agir para se sentirem seguras", comentou o psicólogo.

Rossandro também falou sobre a crise ética brasileira e frisou a importância de sempre estarmos em contato com as novidades, com aprendizado, para não disseminarmos a cultura de mediocridade, tão comum, que busca oprimir os inteligentes e conhecedores. Comentou, também, sobre a consciência que os pacientes possuem hoje em dia, pela facilidade de se adquirir informações, "o seu paciente, às vezes, é doutor na doença dele", discorreu aos estudantes, finalizando sua apresentação com um forte incentivo e explicando que não é fácil, assim como em qualquer profissão, ser médico, por isso, a busca pela satisfação e aprendizado pessoal deve sempre estar à frente da supervalorização monetária. "Faça por prazer e amor ao que faz, seja profissional, estude, dedique-se. Você viverá aprendendo a ser médico, a cada passo, dia ou situação", finalizou Dr. Klinjey.

Claretiano - Faculdade agradece a todos os participantes do evento, figuras essenciais para o sucesso da noite: pais dos alunos do curso; médicos da cidade de Rio Claro; representantes de instituições de saúde da cidade; diretores e gestores do Claretiano - Rede de Educação; alunos dos cursos de saúde do Claretiano - Faculdade e Claretiano - Centro Universitário de Batatais; e, por fim, aos estudantes de Medicina, que têm se dedicado ao curso e às responsabilidades que com ele adquiriram.

Sobre o palestrante: Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários livros, sendo os mais recentes: As cinco faces do Perdão; Help: me eduque! e; Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =