Alunos de Publicidade participam da Jornada de Comunicação da APP

09/10/2018 - Rio Claro

Os alunos do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano – Faculdade de Rio Claro estiveram presentes na 8ª Jornada de Comunicação. O evento foi organizado pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de Campinas e contou com a apresentação de 3 palestrantes que atuam na cidade de São Paulo.

A primeira palestra foi ministrada por Alê Prado, diretor de criação da W/MCCAN e abordou a necessidade de os criativos pensarem fora da caixa e não somente desenvolver materiais que se enquadram nos formatos apresentados pelo departamento de mídia. Um dos exemplos utilizados para os publicitários trabalharem fora da caixa foi a apresentação do case da Adidas para sua chuteira Adidas Glitch. Com a necessidade de atrair o consumidor antenado às novas tecnologias, a marca desenvolveu um app para ativar suas compras do novo produto e contratou digital influencers para a divulgação do mesmo. A ideia era fazer com que somente os consumidores “merecedores” pudessem adquirir o novo produto através de um promocode. A campanha foi um sucesso e o buzz marketing foi o grande divulgador da campanha.

A segunda palestra foi ministrada por Felipe Gravonski, diretor de estratégia da R/GA, abordando a força que o buzz marketing voltou a ter no desenvolvimento de estratégias para as marcas. Atualmente a divisão entre os departamentos das agências estão reduzindo devido à necessidade de todos pensarem em conjunto em como trazer resultado para o cliente. Afirmou ainda que a tendência é a agência estar dentro do cliente, acompanhando o trabalho que ele realiza e buscando soluções em conjunto.

Felipe comentou também sobre as novas atividades de um planejador e que, devido às mudanças tecnológicas o trabalho passou a ser totalmente mensurado através de dados advindos dos veículos digitais.

Para finalizar o evento, Fernando Filie, diretor da F2 Creative Marketing, abordou as tendências do marketing e a utilização do marketing 4.0, que trata o envolvimento nas mídias sociais. Um dos principais assuntos abordados foi a influência da internet na vida do consumidor e o reflexo que isso traz para as marcas, sendo que não é mais possível as agências estarem separadas do cliente no desenvolvimento da campanha. Atualmente a consultoria está muito em voga e é necessário que o publicitário veja que o consumidor está no meio de tudo: marca – consumidor – mídia e a necessidade de que em todas as campanhas seja necessário oferecer experiência ao consumidor.

Alunos de Publicidade acompanharam as palestras sobre temas importantes da área.