Cerimônia dos jalecos marca o segundo dia da Semana de Acolhida da Medicina

12/02/2019 - Rio Claro

Na manhã de hoje, 12 de fevereiro, os alunos da segunda turma do curso de Medicina do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, participaram do segundo dia da Semana de Acolhida de calouros.

O evento foi iniciado pelo Vice-Reitor do Centro, Irmão Hely Vaz Diniz, que proferiu palavras de acolhimento e positividade. Em seguida, o Reitor do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva, falou sobre o Projeto Educativo do Claretiano, descrevendo seus princípios, missão e importância para os novos estudantes. O padre também realizou a bênção dos jalecos que foram entregues aos estudantes e deixou uma bela mensagem de humanidade para os futuros médicos: "Enquanto estiverem estudando Medicina, estarão estudando a história das pessoas e não apenas seus casos. Estará estudando a individualidade de cada uma delas e da vida humana, tridimensional, composta de corpo, mente e espírito".

Após as apresentações e mensagens, o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jair Verginio Jr., realizou o Juramento de Hipócrates, conhecido como pai da Medicina. O professor comentou a importância do juramento e do seguimento desse juramento durante e após o final do curso, tendo a ética como fator essencial no trabalho. Após o juramento, os alunos receberam seus jalecos, entregues pelos já citados membros da direção e por Leandro Pauletti, Pró-Reitor Acadêmico e Prof. Dr. César Zanella, Coordenador Adjunto do curso de Medicina.

Na segunda parte da manhã, os alunos foram apresentados ao Projeto Pedagógico do curso, instruídos pelos professores Jair e César, que os posicionaram sobre o funcionamento do curso, metodologias, disciplinas, entre outras informações.

Amanhã as visitas continuam nas instalações do Centro Social e Esportivo Claretiano - Projeto Terra Nova, na Unidade Básica de Saúde USF - Terra Nova - Jardim Novo e na parte da tarde, a apresentação das atividades de Iniciação Científica e Extensão.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =