Instituições de saúde em Rio Claro recebem alunos de Medicina

14/02/2019 - Rio Claro

Quase no fim da Semana de Acolhida do curso de Medicina, os alunos da segunda turma do curso visitaram duas instituições de saúde da cidade, para entenderem um pouco da realidade desses centros de atendimento especial.

A primeira parada foi no Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, localizado na Vila Cristina. O Centro é mantido pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro/Prefeitura Municipal de Rio Claro, tendo em equipe médicos e profissionais da saúde especializados para atender crianças deficientes física, auditiva, visual, intelectual e/ou múltipla.

O outro local visitado foi o Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, um local de descanso e cuidado com idosos, saudáveis ou com alguma condição específica. A instituição possui diversas alas para os moradores, com espaços de lazer, copa, salas de fisioterapia, enfermaria, cinema, salão de festas, entre outros.

De acordo com o Prof. Dr. José Luiz Riani Costa, os alunos não têm previsão de atividades nos locais visitados hoje, mas a visita objetiva mostrar ações desenvolvidas pelo poder público e por entidades da sociedade civil para diferentes situações. "Crianças com deficiência e idosos são populações especiais, que merecem ações específicas, que mostrem a importância do princípio da equidade: dar mais a quem precisa", comentou o professor. Além disso, os locais aceitam voluntários, trabalhos de grande valia para jovens desenvolverem experiência do contato com pessoas desde cedo.

No período da tarde, os alunos tiveram um momento explicativo, no qual apresentaram o PRADI - Programa de Apoio ao Discente, SAV - Sala de Aula Virtual e da Biblioteca Virtual, ferramentas e setores que estarão à disposição da turma para atividades pessoais e acadêmicas.

Amanhã, no último dia da Semana de Acolhida, os alunos farão uma gincana para fortalecerem ainda mais os vínculos criados nesse início de curso.

= = = = = = = = = = = = = = =