Palestra reúne médicos e leigos para falar sobre a saúde da mulher

15/02/2019 - Rio Claro

Na noite de ontem, 14 de fevereiro, o Claretiano - Centro Universitário recebeu alunos, professores, colaboradores e comunidade rioclarense para uma noite de informações sobre a saúde da mulher. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Daniel Buttros e alunos do curso de Medicina do Claretiano.

A abertura do evento foi feita pelo Dr. Daniel Buttros, que agradeceu a presença de todos e apresentou os palestrantes da noite (confira os palestrantes no fim da matéria). Dando continuidade, Dr. Jair Verginio Jr., coordenador do curso de Medicina, também proferiu palavras de acolhimento, frisando a importância do evento para leigos e estudantes que ainda estão se desenvolvendo na área médica.

A primeira palestra, ministrada pelo Prof. Dr. João Bosco Borges, falou sobre Transtornos Alimentares na Adolescência e na Jovem Mulher. Em sua explicação, o professor falou sobre os diversos transtornos que existem, tais como anorexia, vigorexia, entre outros, que atrapalham o desenvolvimento saudável de muitas mulheres no Brasil e no mundo, em busca do corpo "perfeito". Com dados de pesquisas, relações com cultura e arte e muita experiência, o professor frisou a importância da preocupação com a necessidade de se alcançar padrões definidos pela sociedade.

Em seguida, o palestrante Prof. Dr. Davi Buttros, tratou sobre o Melhor Momento para Programar a Gravidez. Cuidados com o Avanço da Idade. Em palestra, apresentou dados científicos dos melhores e piores períodos para uma gravidez, e frisou a importância de se cuidar e entender que o tempo passa, principalmente quando falamos sobre hormônios femininos e fertilidade.

Para fechar os conteúdos, o Prof. Dr. Jorge Nahás falou sobre A Mulher e o Climatério. A Melhor Abordagem, palestra que tratou sobre as fases da menopausa e a importância de se preocupar com os fatores relacionados à saúde como um todo, tais como alimentação, exercícios físicos e cuidados gerais.

No final das palestras, na mesa composta pelos palestrantes e pelo Dr. Ibrahim Buttros e Dr. Daniel Buttros (Ginecologistas, Mastologistas e Obstetras) e Dr. Jair Verginio Jr., os participantes puderam tirar dúvidas e falar sobre aspectos gerais.

O evento foi encerrado pelo Coral Madrigal Cor da Voz, do qual Dr. Ibrahim faz parte e se diz apaixonado.

Conheça os palestrantes

Dr. João Bosco Borges é Médico e Doutor em Obstetrícia e Ginecologia pela USP, Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional São Paulo, Secretário da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência e Coordenador do curso de Extensão em Ginecologia Endócrina do IEP do Hospital Sírio Libanês.

Dr. Davi Buttros é Médico formado na PUC-SP, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Unesp Botucatu, Mestre pelo departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Unesp Botucatu, Aperfeiçoamento em Reprodução humana e Ginecologia Endoscópica, pelo Centro de Reprodução Humana de Campinas, Pós-graduado em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pelo grupo Alfa-SP, Aprimoramento em Reprodução Assistida na Harvard Medical School - EUA e no Fertility Center Hamburg - Alemanha.

Dr. Jorge Nahás é Médico, Mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia e Doutor em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Unesp Botucatu. É professor na mesma universidade, membro da Sociedade Brasileira de Climatério, colaborador da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo e membro da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

O Claretiano agradece a todos que participaram.

Clique aqui para assistir as palestras na íntegra.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =