Docentes do Claretiano - Centro Universitário recebem treinamento técnico do IBGE

18/04/2019 - Rio Claro

Na noite de ontem, 17 de abril, o Técnico do IBGE, Marcus Farbelow, esteve com os professores do Claretiano - Centro Universitário para um treinamento referente ao banco de dados SIDRA.

O SIDRA

De acordo com o site oficial do IBGEO Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA – visa facilitar aos administradores públicos e à sociedade em geral, através da Internet, a obtenção gratuita dos dados agregados de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE. Com o SIDRA é possível consultar dados na forma de séries temporais, acompanhando seu comportamento ao longo do tempo, bem como ter os mesmos disponibilizados por níveis territoriais desagregados, como município, distrito e bairro, de modo a facilitar o conhecimento da realidade municipal.

A proposta do treinamento partiu do próprio IBGE, tendo em vista a capacitação de docentes e pesquisadores do Claretiano que utilizam os sistemas para agregar conteúdo em suas aulas e pesquisas. Para a professora Luciana Pizzinatto, a atividade foi de grande valia para o trabalho porque trouxe inovações que o site e seus dados proporcionam. Ela explica:

A forma de usar os dados e trabalho do IBGE de uma forma geral (mais metodologia) além de responder alguns questionamentos apontados diante de disciplinas importantes como Economia, Empreendedorismo e Administração, traz uma contemplação de como os dados chegam até as administrações pública/privadas para serem utilizados, por exemplo, nas metas políticas de estratégias macroeconômicas, para montar perfis de público alvo para pesquisa de mercado, etc.

Luciana acredita que a situação colaborou para uma reciclagem do corpo docente, aliando o órgão público local à instituição de ensino.

= = = = = = = = = =