Alunos de Nutrição conhecem programas de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvidos no município

08/05/2019 - Rio Claro

Na última segunda-feira, 6 de maio, durante a disciplina de Nutrição Social, ministrada pela professora Larissa Baungartner Zeminian, os alunos do sétimo semestre de Nutrição receberam o diretor Daniel Bastos Buchdid para uma roda de conversa sobre os programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) que são desenvolvidos no município de Rio Claro.

O objetivo da roda de conversa foi demonstrar como os programas de SAN, que os alunos estudam na disciplina, são operacionalizados pela prefeitura, na prática. Daniel é diretor de Gestão dos Programas Complementares na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, diretoria na qual se insere a Segurança Alimentar e Nutricional, núcleo responsável pela gestão dos programas municipais de SAN.

Durante a atividade, Daniel explicou sobre o Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Educação Alimentar e Nutricional, Horta Solidária, Campanha de Arrecadação de Alimentos, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEAS), Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) e Capacitações de Manipuladores.

O momento foi de grande importância para os alunos, que puderem conhecer um pouco mais sobre as políticas públicas municipais que são desenvolvidas na área, comentou Larissa.

A aluna Fernanda Gomes Scatolin também comentou a experiência, dizendo ter sido bastante relevante o momento, pois os alunos puderam ampliar ainda mais o conhecimento sobre o tema e visualizar o trabalho do nutricionista no dia a dia de programas públicos.

Vivências como essa possibilitam a união da teoria e prática, extremamente importante para que os alunos visualizem o trabalho que poderão vir a desenvolver enquanto profissionais.