Alunos de Nutrição visitam o Banco de Alimentos de Rio Claro

09/05/2019 - Rio Claro

Na última quarta-feira, 8 de maio, os alunos do sétimo semestre de Nutrição visitaram o Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável de Rio Claro, para conhecer o processo interno que é realizado.

A visita fez parte do cronograma da disciplina de Nutrição Social, ministrada pela professora Larissa Baungartner Zeminian, e foi uma oportunidade dos alunos conhecerem esse programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o qual estudam nas aulas teóricas.

Durante a atividade as responsáveis pelo programa, Jaqueline Esteca Rezende (nutricionista) e Sonia Maria Silva Salustriano (coordenadora), juntamente com a professora Larissa explicaram o processo interno do Banco de Alimentos, que consiste nas etapas de: recebimento, seleção/triagem, pesagem, higienização, embalagem, etiquetagem e expedição.

O Banco de Alimentos é um programa de SAN muito importante, pois seu principal objetivo é combater o desperdício de alimentos através da coleta de alimentos considerados impróprios para a comercialização, porém adequados ao consumo humano e distribuição para organizações sociais sem fins lucrativos e famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos equipamentos públicos municipais, explicou Larissa.

A aluna Natalia Alves Ferreira Jacomini também comentou a experiência, dizendo que a visita proporcionou conhecer na prática esse programa de SAN e que, segundo ela, não sabia a dimensão que essa ação municipal abrangia.

Isso me gerou uma grande satisfação, pois sei que o acesso aos alimentos nutritivos vai chegar à mesa das pessoas que precisam, comentou Natalia.

Vivências como essa possibilitam a união da teoria e prática, extremamente importante para que os alunos visualizem o trabalho que poderão vir a desenvolver enquanto profissionais.

= = = = = = = =