Alunos de Gastronomia realizam o primeiro evento do curso em Rio Claro

15/05/2019 - Rio Claro

Na última terça-feira, 14, os alunos do terceiro semestre de Gastronomia realizaram o primeiro evento do curso, totalmente produzido e desenvolvido pela turma e pelas professoras Gabriela Brucoli e Denise Coelho Mendes.

A atividade consiste no Projeto Integrador, que uniu as disciplinas de Cozinha Fria e Cozinha Internacional na realização de um evento.

O projeto enlaça o aprendizado dos alunos até o momento e coloca a prática da sala de aula na mesa de pessoas reais, capazes de provar e avaliar suas receitas.

Metodologia

Os alunos foram separados em dois grupos, que se dividiram entre a cozinha e o salão (cozinhando e servindo). Na próxima semana, os grupos se alternam e quem serviu colocará, literalmente, a mão na massa.

Com o tema Um passeio pela cozinha internacional, o primeiro grupo de alunos apresentou cinco receitas, que compõem um jantar completo.

Foram três receitas de entrada, que representaram as Américas, com guacamole (México), empanada (Chile) e ceviche (Peru). Para o prato principal, foi escolhido o bacalhau, acompanhado de broa de milho e esparregado (creme de espinafre).

Para fechar a noite, a sobremesa escolhida foi a baklava, uma iguaria de origem controversa (turca ou grega), que consiste em um tipo de "pastel" com pasta de pistache/nozes, mel com iogurte grego.

Após o evento, os presentes responderam uma pesquisa de satisfação que será estudada pelo alunos e professoras posteriormente, para que avaliem seus desempenhos.

Na semana que vem, um novo cardápio e uma nova experiência serão realizados na sala de Metodologias Ativas do Claretiano - Centro Universitário. Até breve!

O Claretiano agradece a participação dos representantes da instituição: o Reitor do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, Pe. Luiz Claudemir Botteon; o Coordenador do Marketing Digital, Diego Magrin; e a Supervisora do Polo de Rio Claro, Erica Mesquita.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =