Alunos de Nutrição recebem aula de Produção Básica de Cerveja

16/05/2019 - Rio Claro

Na última terça-feira, 14, alunos do sétimo semestre de Nutrição aprenderam sobre o processo de produção básica de cerveja.

A aula foi orientada pelo professor convidado e produtor da Cerveja Artesanal Monjolo, Eder Spatti, que levou aos alunos a sequência de passos para a produção, além dos ingredientes e equipamentos necessários para o desenvolvimento da atividade.

O objetivo foi acompanhar os processos prévios e pós fermentação alcoólica, que acontecem na produção da cerveja. No primeiro dia da atividade trabalhamos até a inclusão do fermento, dando início ao processo de fermentação, comentou Olívia Pizetta Zordão, professora da disciplina Tecnologia e Rotulagem de Alimentos.

A cerveja continuará em processo, acompanhada pelo professor responsável e após finalizada, será degustada pelos estudantes.

A produção de cerveja é complexa e passa por várias etapas, podendo acarretar contaminação. Sendo assim, é essencial para a turma compreender os processos fermentativos e diferenciá-los, por isso foi feita a aula de panificação, no início do mês e agora, a de cerveja. São dois processo onde a fermentação alcoólica acontece, porém com objetivos diferentes.

Outros processos relacionados à tecnologia de alimentos são observados nessas aulas práticas, tais como a moagem da cevada e sua importância, a brassagem (conversão do amido em açúcares fermentáveis), clarificação do mosto, whirlpoll (resfriamento e transferência do líquido) e fermentação no caso da cerveja, finalizou Olívia.
= = = = = = = = = = = = = = = =