Alunos de Administração realizam simulações de liderança para Administração Ambiental

30/05/2019 - Rio Claro

Durante o primeiro semestre de 2019, os alunos do 7º semestre de Administração, comandados pela professora Maria Carolina Vitti na disciplina Administração Ambiental, realizaram rodadas de negociação, chefia e liderança na área sustentável.

A atividade consistiu na simulação sócio-ambiental dos alunos como gestores públicos (funcionários de prefeituras, governo federal, assessores, etc.) e grupos de interesses afins (MST, empresários, trabalhadores, comerciantes, ecologistas, etc). O objetivo do trabalho era decidir, via discussão, a instalação definitiva de um bairro numa cidade fictícia. Para isso, os alunos precisaram estudar e dramatizar perfis de liderança.

De acordo com a professora Maria Carolina, os resultados têm sido incontestáveis.

Esse tipo de atividade funciona melhor que métodos tradicionais de aprendizagem. Não é só assistir aula, o aluno precisa se preparar, fazer investigações específicas e só assim participar dos questionamentos em classe.

Para Guilherme Wenzel, aluno do curso, o método valoriza a busca da informação, dando importância ao ouvir, analisar e criticar construtivamente o trabalho dos colegas.

Já Amanda Cotarelli, acredita que atividades que usam metodologia ativa fazem com que os alunos saiam do ambiente tradicional da sala de aula e entendam como funciona a vida prática corporativa.

Por meio da mediação, aprendemos a ouvir e lidar com a opinião alheia. No meu caso, fiz o papel da vendedora e adorei. Analisei diversas propostas, ajudei a melhorá-las, criei alianças, foi muito interessante.

= = = = =