VIII Festival Claretiano Rítmica e Dança, várias idades, culturas e estilos

14/06/2019 - Rio Claro

Na noite de 12 de junho, quarta-feira, aconteceu o VIII Festival Claretiano - Rítmica e Dança, organizado pelo primeiro semestre de Educação Física do Claretiano - Centro Universitário e dirigido pela Prof.ª Dr.ª Ana Clara Paiva.

O evento contou com 29 apresentações na modalidade dança e ginástica dos mais variados estilos: ballet moderno, jazz, contemporâneo, street dance, estilo livre, ginástica rítmica e dança do ventre.

O festival acontece anualmente no Centro Cultural Roberto Palmari, parceiro do Claretiano neste evento, e faz parte da disciplina Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas, componente curricular do curso de Educação Física.

De acordo com Ana Clara Paiva, idealizadora da atividade, a experiência de um evento como esse mostra a importância do desenvolvimento integral do indivíduo (cognitivo, motor e afetivo-social).

No aspecto cognitiva, o desenvolvimento da percepção rítmica promove a melhora da habilidade de concentração e amplia os processos de memorização. Ao mesmo tempo que auxilia no aspecto psicomotor a assimilação e regularização dos movimentos dentro do tempo, com exigências de coordenação e ritmo, além de aprimorar a habilidade de orientação e criatividade. Por fim, no aspecto afetivo-social, o trabalho rítmico facilita a aprendizagem, uma vez que envolve um campo coletivo de produção de conhecimentos que une a classe dentro de um objetivo comum (criar uma coreografia), permitindo a instalação de um “clima” favorável a troca de experiências e a aprendizagem dos elementos da cultura corporal de movimento, explicou Ana.

O Claretiano agradece a participação de todos os grupos e dançarinos, aos espectadores, às equipes de audiovisual e marketing, aos alunos do curso de Educação Física, à Ana Clara Paiva e à coordenadora do curso, sempre presente nas atividades, Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Lieth Bonacelli Soares.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =