Alunos de Logística recebem profissionais black belts para falar de Seis Sigma

19/06/2019 - Rio Claro

Na última sexta-feira, 14, os 1º e 4º semestres do curso de Logística do Claretiano - Centro Universitário receberam dois profissionais: Hugo Rúbio Urbano da Silva, Engenheiro de Produção Mecânica, certificado em Green Belt e Black Belt e Engenheiro de Qualidade na Whirlpool S.A.; e Nathalia de Souza da Cunha, estudante de Engenharia de Produção, certificada em Green Belt e Black Belt e Técnica de Qualidade na Whirlpool S.A.

Os palestrantes levaram aos estudantes conhecimentos sobre o Programa Seis Sigma e Controle Estatístico de Processo.

Seis Sigma, ou Six Sigma é um conjunto de práticas para a melhoria de processos, desenvolvidas pela Motorola nos anos 80. Atualmente, é vista como uma prática de gestão que busca lucratividade, redução de custos e otimização de operações.

Existe uma estrutura de equipe do Seis Sigma, que segue uma hierarquia: yellow belts e white belts, representando a base operacional; green belts, líderes de projetos simples; black belts, líderes de projetos complexos; e master black belts, champions e sponsor, que são níveis mais altos de gestão.

Os palestrantes também trataram sobre mapas de raciocínio e mapas de processos, ambas estratégias usadas no cotidiano de empresas como a Whirlpool.

Trabalhar com logística e produção é trabalhar com dados e objetivos mensuráveis. Você precisa saber onde quer chegar para saber quais perguntas fazer e quais caminhos seguir, incentivou Hugo.

A palestra foi trazida aos alunos pela professora Cínthia Rúbio Urbano da Silva, durante as disciplinas de Administração da Qualidade e Produtividade. De acordo com ela, o objetivo da atividade foi apresentar a Metodologia Seis Sigma e como ela pode ser adotada em qualquer processo.

Na área da logística, por exemplo, se aplica para a redução de defeitos em produtos devido a etapa de entrega, tempo de processamento, embalamento, carregamento dos produtos, etc. Todas as atividades da logística que podem variar e que tal variação gera problemas para a organização, a Seis Sigma colabora justamente na melhoria do desempenho desses processos.

O Claretiano agradece a participação dos profissionais e todo o conhecimento e networking disponibilizado aos estudantes do curso de Logística.

= = = = = = = = =