Simulação de audiência leva prática para o cotidiano de estudantes de Direito

26/06/2019 - Rio Claro

Entre as muitas habilidades desenvolvidas pelo acadêmico de Direito na disciplina de Prática Jurídica, está a vivência de processos simulados, atividade que possibilita o contato do estudante com um ambiente de audiência.

A partir de casos hipotéticos apresentados pela professora Giovana Dinelli, responsável pela disciplina, os estudantes do quinto semestre do curso de Direito apresentaram duas audiências, sendo uma de conciliação e a outra de instrução e julgamento.

Na audiência de conciliação, os alunos observaram o papel dos advogados e dos conciliadores na tentativa de compor acordo, inclusive, adotando algumas técnicas que permitem melhor reflexão para resolver amistosamente um conflito.

Já na audiência de instrução e julgamento, realizada na presença de um juiz de Direito fictício, as partes são ouvidas, incluindo as testemunhas. Durante essa atividade, de acordo com Giovana, além do aprendizado sobre situações jurídicas, o aluno pode compreender como deve se comportar em frente a um juiz, enquanto requerente ou requerido.

Aqui, o aluno observa qual o momento de suas intervenções de defesa do cliente, a ordem das testemunhas a serem inquiridas, a forma adequada de contraditar testemunhas impedidas ou suspeitas de prestar depoimentos, além de algumas receber algumas dicas de como se preparar para a audiência, como comportamento em frente à situações inusitadas, explicou a professora.

A atividade é bem quista pelos estudantes, como aponta Giovana, pois todos participaram ansiosos pela vivência que só terão acesso depois de formados.

Para participar da atividade, os grupos se dividem em autor, requerido, testemunhas, juiz, escrevente, preparando os quesitos que serão perguntados às testemunhas, as alegações finais e as atas de audiência, encerrando a audiência com a proclamação da sentença, finalizou a professora.

= = = = = = = = = = =