Alunos do sétimo semestre de Comunicação inovam em pesquisas científicas

02/07/2019 - Rio Claro

No último dia 26 de junho, iniciando a Semana Acadêmica de Comunicação Social, aconteceram as apresentações de artigos científicos dos alunos de sétimo semestre do curso.

Foram sete artigos, apresentados individualmente ou em grupos, e quatro deles foram selecionados para serem publicados posteriormente. Entre os muitos destaques deste ano, o artigo Comunicação Além das Palavras: Análise do Aplicativo SOMAI, do aluno David de Andrade Simões, alcançou a nota máxima possível.

De acordo com o Prof. Paulo D'elboux, responsável pela disciplina de Metodologias de Pesquisa Científica, é muito importante esse tipo de atividade na área da comunicação, que mesmo se tratando um curso cheio de atividades práticas, o aluno precisa estar bem embasado e referenciado para se desenvolver em todas as disciplinas.

Pesquisa científica é fundamental na publicidade, inclusive na área criativa, já que conhecer teorias, normas e história facilita os processos criativos, possibilitando que estes sejam melhor apresentados e mais valorizados no mercado de trabalho.

Além da visão de mercado, o professor comentou a importância dessa atividade para os estudantes que têm interesse na área acadêmica, como no mestrado, e finalizou falando sobre a importância da reciclagem profissional e constante atualização.

A área de comunicação exige que o publicitário exerça com brilhantismo a sua profissão. Será sempre necessário que ele esteja antenado, ou seja, acompanhando as transformações de mercado e das ferramentas que surgem a todo momento.

Confira os temas abordados pelos estudantes neste semestre:

• A Importância da Publicidade na Construção de Valores de uma Marca: Estudo de Caso das Havaianas (Beatriz Caroline da Silva, Jordy Alison Pinheiro Seneme, Tayna Caldeira dos Santos);
  • Comunicação Além das Palavras: Análise do Aplicativo SOMAI (David Andrade Simões);
  • Marketing Viral: O Caso Dove Realça sua Beleza (Fressange Karelley de Sousa, Raúl Correia Pimentel);
  • O Efeito BIA na Comunicação do Bradesco em Rio Claro/SP (Fernando Gamballi);
  • O Fim dos Estereótipos na Utilização de Imagens Femininas: Estudo de Caso da Campanha Publicitária da SKOL "Redondo é Sair do Seu Passado" (Hebert Koch Araújo, Júlio Madeira);
  • Uso de Influencers na Comunicação Televisiva: Estudo de Caso da Campanha Publicitária da Empresa OI (Carolina Gonçalves, Rafael Parrotti, Tuani Barbosa de Macedo);
  • Utilização do WhatsApp na Comunicação da Campanha de Jair Bolsonaro nas Eleições 2018 (Gabriela Feliciano dos Santos, Leonardo Altarugio, Raphael de Oliveira Cãnova).

O Claretiano parabeniza a todos os estudantes que se dedicaram ao artigo, em paralelo às Campanhas Sociais que que serão apresentadas no próximo dia 04 de julho aos seus clientes.

Parabéns!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =