Claretiano e CEJUSC realizam ciclo de atividades para colaboradores da Tigre

26/08/2019 - Rio Claro

Na última semana, de 19 a 23 de agosto, aconteceu o ciclo de atividades do CEJUSC - Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, em parceria com o Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, na Tigre de Rio Claro.

O CEJUSC

Órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo, o CEJUSC é responsável por prestar auxílio a qualquer cidadão, na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou o mediador são pessoas capacitadas para essa função, ajudando os envolvidos em encontrar uma solução juntos, dentro da lei.

Pensando nisso, o CEJUSC levou para os colaboradores da Tigre, uma semana de palestras e orientações para que todos entendessem os objetivos da instituição, assim como, prestaram atendimento aos que precisam. São várias as questões que podem ser resolvidas pelo CEJUSC, facilitando a solução de problemas e facilitando a vida de, principalmente, quem não tem instrução e condição financeira.

Alguns dos problemas que podem ser resolvidos são: pensão alimentícia, guarda de filhos menores de idade, divórcio, união estável, acidentes de trânsito, dívidas e cobranças, direito do consumidor, indenização, contratos, aluguéis, condomínios, conflitos de vizinhança, reconhecimento de paternidade, questões com concessionárias de água, luz e telefone etc.

De acordo com Larissa Davis Moraes, gestora do CEJUSC de Rio Claro, o serviço desenvolvido é de grande valia para a população:

O mais interessante do serviço de conciliação é que as pessoas podem entrar em acordos entre elas, conversando e buscando a melhor forma de resolver aquele problema, algo que nem sempre acontece em um processo. Na conciliação, pequenos problemas são resolvidos pessoalmente e de forma mais amena, explicou Larissa.

Também esteve presente no evento o Juiz Wagner Carvalho Lima, da 1ª Vara da Família e Sucessão, que junto com Larissa palestrou sobre a importância do CEJUSC, além de alertar sobre o valor de atividades como esta, desenvolvida pela Tigre.

Resolvemos levar o CEJUSC para as grandes empresas, para apresentar os serviços encontrados na instituição, poupando tempo de todos os envolvidos. Com a multiplicação do conhecimento adquirido aqui, mais pessoas poderão conhecer esse serviço, disse o Juiz.

Além do atendimento do CEJUSC, o Claretiano - Centro Universitário esteve presente nos dias do evento apresentando os cursos disponíveis para 2020, orientando e tirando dúvidas sobre graduação e pós-graduação.

= = = = = = = = = =