NUTRICLAR, a clínica gratuita de nutrição do Claretiano - Centro Universitário

05/09/2019 - Rio Claro

Desde abril, alunos do curso de Nutrição estão estagiando no novo espaço de atendimento nutricional na USF Terra Nova, o NUTRICLAR.

Todos os estudantes do último ano do curso, que se formam em 2019, participam do estágio, em grupos de 9 a 10 pessoas, totalizando um ciclo de 3 semanas por grupo.

Tendo em vista todo o aprendizado desenvolvido em sala de aula, é fundamental que o aluno tenha um convívio com o cotidiano do nutricionista, para que a sua formação seja ainda mais completa. Esse é o papel do estágio. Pensando nisso, o Claretiano desenvolveu esse espaço de saúde, além das parcerias com outras instituições da cidade nas quais os alunos realizam estágio, para que os estudantes possam aprender ainda mais sobre essa profissão nobre e essencial para a qualidade de vida.

A professora que orienta e supervisiona a atividade, Olívia Zordão, explicou sobre como são feitos os atendimentos no dia a dia: Os alunos fazem a anamnese nutricional, que é a consulta com aplicação de questionário. Nele, são avaliados hábitos, antecedentes pessoais e familiares, sintomas, uso de medicamentos etc. Também é realizada a antropometria, que afere peso e altura, para calcular o IMC - Índice de Massa Corporal, peso ideal, porcentagem de gordura, entre outros, por meio de equipamentos de ponta. Após a primeira consulta, os alunos discutem todos os casos entre si e comigo, para que seja estabelecida a conduta nutricional ideal para o paciente e seja desenvolvido um plano alimentar (dieta), com orientações e receitas que serão passadas no retorno. Todas essas informações são pensadas de acordo com a necessidade do paciente e suas condutas gerais. Além disso, são realizados grupos de atendimento, discussões de temas, oficinas culinárias e muito mais, dentro do Projeto Terra Nova.

Até o momento, mais de 70 pessoas já foram atendidas. Vale lembrar que o atendimento é gratuito e qualquer pessoa pode se consultar no espaço nutricional do Claretiano - Centro Universitário, disposto na USF Terra Nova.

Para participar, basta ligar para 2111-6145 e agendar uma consulta. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h às 13h (até o dia 24/09) e das 7h às 16h (de 25/09 a 14/10).

= = = = = =