Alunos do quarto ano do Direito realizam Audiência Trabalhista Simulada

01/10/2019 - Rio Claro

Na noite de ontem, 30 de setembro, um grupo de estudantes do quarto ano do curso de Direito do Claretiano - Centro Universitário realizou a Audiência Trabalhista Simulada, uma das propostas da disciplina Prática Jurídica I. Na próxima segunda, 07 de outubro, outro grupo realizará a atividade.

De acordo com o docente responsável pela disciplina, professor Me. Marcel Thiago de Oliveira, o objetivo da atividade simulada é permitir que os alunos coloquem em prática os conhecimentos teóricos em direito material e processual do trabalho adquiridos ao longo do curso.

Os alunos recebem, no início do semestre, um caso para ser estudado e acerca do qual serão construídas colaborativamente pelos alunos as principais peças processuais trabalhistas, aprimorando ainda mais o que foi estudado e permitindo a completa visualização e compreensão da marcha processual e temas jurídicos envolvidos, explicou.

Neste contexto, a simulação da audiência, em que os alunos assumem os papéis de juiz, assistente, advogados, entre outros, é um momento muito aguardado, sobretudo em razão da própria sistemática processual trabalhista que, visando a celeridade, informalidade e simplicidade, atribui enorme relevância à audiência, em que estão concentrados os principais atos processuais e na qual prevalece a oralidade.

Assim, a audiência simulada constitui oportunidade ímpar para que os acadêmicos possam, além de empregar as técnicas e estratégias processuais, também melhorar sua desenvoltura, treinar a palavra falada, desenvolver o raciocínio, a capacidade argumentativa, bem como aprimorar outras habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão.

= = = =