Primeiro dia de Jornada das Engenharias foi de competição e desafios

03/10/2019 - Rio Claro

Na noite de ontem, 2 de outubro, teve início a Jornada das Engenharias, que contou com as tradicionais competições de carros, barcos e outras modalidades desenvolvidas por alunos de todos os semestres dos cursos de Elétrica e Mecânica.

Simultaneamente, em vários espaços do Claretiano, foram realizadas as provas e esses desafios acontecem todos os anos, sendo uma atividade esperada pelos alunos dos cursos de Engenharia.

Conheça cada uma das modalidades:

Ponte de Espaguete

O Campeonato de Ponte de Espaguete consiste na construção de uma ponte com macarrão espaguete Barilla no7. Por meio de um dispositivo de carregamento, carga é adicionada no ponto central da ponte. O carregamento consiste no aumento da massa da carga solicitante até que ocorra a ruptura da estrutura de macarrão. É declarada vencedora a equipe que tiver construído a Ponte que foi capaz de suportar o maior carregamento antes de se romper.

Mini Dragster

Campeonato de Mini Dragster consiste na construção de um veículo (carrinho) com propulsão ar e água que deve percorrer uma distância de 30 metros no menor tempo possível.

Out Riggers

O campeonato de Out-Riggers consiste na construção de um nautimodelo (barquinho) com propulsão elétrica (hélice acoplada a motor elétrico) que deve percorrer uma distância de até 50 metros (ida e volta) no menor tempo possível, com um trajeto pré-definido.

Motor Stirling e Canhão de Gauss

O campeonato Leonardo Tesla consiste na construção de Motor Stirling para os alunos da Engenharia Mecânica ou um Canhão de Gauss Eletromagnético para os alunos da Engenharia Elétrica.

Carro Robótico

A competição do carro robótico consistiu na construção de um carro movido por motores elétricos e controlado por uma placa de circuito integrado. Final o carro também possui sensores e outros dispositivos que foram desenvolvidos para que ele pudesse realizar as tarefas da competição. Também foi desenvolvido por uma das equipes um aplicativo móvel para controle do carro via celular.

São muitas as disciplinas envolvidas no projeto, tais como Matemática e Estatística, Ciência dos Materiais, Dinâmica dos Corpos Rígidos, Materiais e Tratamentos Térmicos, Tensões e Deformações Complexas e muito mais.

Hoje ainda acontecerá o segundo dia da Jornada, que contará com as palestras Energia Fotovoltaica: aplicações, com Leonardo Ribas e, em seguida, Do Sol à Roda, com Alexandre Travi.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =