Alunos do quarto semestre de Publicidade realizam Simulado do Conar

04/10/2019 - Rio Claro

Uma das atividades mais esperadas e desafiadores da Publicidade e Propaganda é o Simulado do Conar, evento que ocorre durante o quarto semestre do curso.

Neste ano, os alunos das agências Partun, Midas, Ative e Hertz debateram entre si peças publicitárias das marcas: PagSeguro Uol, Johnsons, Sazon e Atroveran. As equipes tiveram cerca de meia hora para apresentar as peças publicitárias e ouvirem o grupo relator, em seguida, a banca avaliou o Simulado e houve um momento para perguntas do professor.

No final da atividade, foi realizado o julgamento que determinou qual grupo estava correto em suas exposições.

O Conar

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária surgiu nos anos 70, com a necessidade de se ter normas para censura prévia de propaganda. Sendo assim, de acordo com o site oficial do Código, é função do Conar "zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor". Saiba mais aqui.

A atividade faz parte da disciplina de Legislação em Publicidade e Propaganda, ministrada pelo Prof. Paulo D'Elboux. De acordo com ele, a metodologia visa mostrar a importância da Legislação Publicitária de uma maneira mais dinâmica para o aluno. Neste trabalho, o estudante precisa conhecer a legislação e saber argumentar para mostrar o impacto da peça estudada e, também, o funcionamento do Conar, que é dar credibilidade ao mercado publicitário.

No debate, as agências analisaram comerciais que são veiculados atualmente e mostraram aos jurados seus argumentos de acordo com a legislação. Nesta atividade, uma agência faz o papel da defesa tentando arquivar a representação, e outra faz o papel de relatora tentando suspender ou alterar o comercial, explicou o professor.

= = = = = =