Segundo dia da Jornada das Engenharias tratou de sustentabilidade e impressora 3D

04/10/2019 - Rio Claro

Na noite de ontem, 3 de outubro, aconteceu o segundo dia de Jornada das Engenharias. A atividade contou com duas palestras importantíssimas e cheias de informações para os alunos e convidados.

A primeira delas foi com um aluno do 10º semestre de Engenharia Elétrica, Leonardo Ribas, que foi convidado pelos coordenadores Paulo e Eduardo para palestrar sobre a empresa onde trabalha e falou sobre o trabalho que realiza na empresa Ensolare, em Rio Claro.

A Ensolare é uma empresa de energia elétrica focada, principalmente, na energia fotovoltaica. A Ensolare faz dimensionamento, relatórios de viabilidade, venda, projeto instalação e regularização de projeto junto à concessionária de energia, fazendo a ligação entre o serviço e o cliente final.

Hoje estamos num hemisfério onde esse tipo de energia pode ser explorado, tendo muito potencial e produzindo entre 4 e 9 horas de energia diariamente. A energia elétrica, além de não ser sustentável, é mais inflacionada que a própria inflação econômica. A energia fotovoltaica, além de sustentável, é um investimento, explicou o palestrante.

Leonardo trouxe um case, em que uma loja de Rio Claro aderiu à transformação e teve cerca de 96% de economia anualmente em suas contas de energia.

No segundo horário, foi a vez de Thiago Francisco Malagutti falar sobre Impressão 3D. Thiago é coordenador de cursos de Engenharia no Claretiano - Centro Universitário de Batatais e passou para os alunos conteúdos relacionados ao funcionamento desse tipo de impressão.

De acordo com o coordenador da Engenharia Mecânica, Eduardo Casarin, o palestrante fez um minicurso sobre o tema. Dentro do tema, Thiago abordou a história das impressoras 3D, desde sua concepção, até os dias atuais, suas partes/peças/componentes principais, os tipos de materiais aplicados nas impressões, o campo de aplicação, os softwares disponíveis no mercado, alguns modelos disponíveis no mercado e seus respectivos valores e algumas dicas e sugestões de utilização e aplicação, explicou.

Na noite de hoje, 4 de outubro, será a vez de Avelino Alves Filho falar da Importância da Tecnologia CAE (elementos finitos) no Desenvolvimento de Produtos nas Diversas Áreas da Indústria e Moisés Vincenso, com Automação Industrial: cases de sucesso.

= = = = = = = = = = =