Jornada das Engenharias é finalizada com aprendizado sobre a carreira do engenheiro

05/10/2019 - Rio Claro

Último dia da Jornada das Engenharias tratou sobre a importância de se significar o conteúdo aprendido e formas de desenvolver um trabalho bem feito.

O momento de reflexão e aprendizado dos alunos de Engenharia ElétricaMecânica teve início com Avelino Alves Filho, que falou sobre a importância da Tecnologia CAE, os elementos finitos, no desenvolvimento de produtos em áreas industriais.

Avelino provocou os alunos ao dizer que não importa o quanto você domine a técnica de um equipamento, se você não souber utilizar os resultados que esse instrumento te dá.

No trabalho do engenheiro é preciso entender que se cobra agilidade e qualidade de produção, apesar de serem requisitos conflitantes, comento Avelino. Mesmo desenvolvendo ótimos dispositivos para o mercado, é preciso entender a utilidade que ele terá em um negócio. De que adianta um médico saber operar uma ressonância e não saber o que fazer com os dados que ele tira de lá?

Avelino também citou a importância que as tecnologias têm no desenvolvimento de produtos, pois por meio delas é possível prever o que acontecerá com os protótipo que, por vezes, é muito caro para ser testado.

No segundo horário, foi a vez do professor da casa, Moisés Vincenso, trazer cases de sucesso da área de Automação Industrial para os alunos. Profissional da SEW Eurodrive, Moisés falou aos alunos a importância de se conhecer as áreas da Engenharia em geral.

Nem sempre trabalhamos apenas com a área na qual nos formamos, precisamos ter "um pé" nas outras, ter contato com tudo, principalmente as Engenharias Elétrica e a Mecânica, explicou Moisés, destacando a importância da versatilidade e o interesse dos alunos em outras áreas.

O Claretiano agradece a todos os profissionais que enriqueceram a Jornada das Engenharias e a todos os participantes de atividades e palestras. Ano que vem tem mais!

= = = = = = = = =