Alunos de Comunicação desenvolvem atividade sobre Direitos Humanos

07/10/2019 - Rio Claro

Os alunos do 4º semestre de Publicidade e Propaganda, desenvolveram uma atividade cheia de empatia e conscientização na última sexta-feira, dia 4, durante a aula de Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, com a Prof.ª Adriana Duarte.

Na atividade, cada agência experimental precisou escolher um direito (entre à dignidade da pessoa humana, direito à moradia, direito à saúde de qualidade e direito à educação) para abordar em uma peça publicitária encenada pelos estudantes. O objetivo é desenvolver a compreensão dos problemas relacionados aos Direitos Humanos e apresentar isso em peças, conscientizando a população.

A primeira peça, sobre a dignidade da pessoa humana, trouxe uma reflexão sobre o abuso contra a mulher. Em atuação, os alunos encenaram uma festa, na qual uma garota foi abordada por um homem que violenta seus direitos e, em seguida, ao denunciá-lo, a mulher é questionada sobre a forma como se comportou, tendo outro direito violado.

A segunda peça as falhas no SUS, que nem sempre dá atendimento de qualidade para todos aqueles que procuram seus serviços. A terceira peça apresentou o direito à moradia de forma distorcida, apresentando a ironia da oferta à moradia, mas que nem todos podem pagar por falta de recursos.

Por fim, a última peça mostrou como é o acesso e valorização da educação, apresentando uma pessoa pobre, mas engajada nos estudos e uma pessoa com condições e que nem sempre reconhece os benefícios que tem.

Depois das apresentações, os alunos conversaram com a professora sobre as impressões da atividade, além de explicarem as escolhas do que foi expressado.

A atividade, de acordo com Adriana, representou para os alunos os desafios que a efetivação dos Direitos Humanos ainda representa no Brasil. Como futuros publicitários, também é papel de profissionais propagar a importância dos Direitos Humanos.

= = = = = = = = = = = = = = = = = =