Noite Cultural encerra a Jornada de Pedagogia

10/10/2019 - Rio Claro

Já tradicional no curso de Pedagogia, a Noite Cultural acontece uma vez ao ano e reúne estudantes de todos os semestres para um momento de diversão e aprendizado.

Este ano, para a abertura, foram convidados o grupo Madrigal CorDaVoz, que trouxe músicas populares brasileiras, esbanjando arte e movimento para os convidados. O professor Carlos, integrante do Madrigal e docente de Pedagogia, explicou o porquê da visita:

A arte encontra e permite a sensibilização, que é o que mais precisamos nos dias de hoje, comentou o professor.

Após a primeira apresentação, o antigo docente do curso, Marcos Scopinho e seus colegas, João Guilherme e Jorge Pinhatti, encantaram a todos com a cultura caipira.

A música caipira nasce de grandes mudanças e sofrimento sentidos pelo homem. Com as músicas aqui tocadas, será sentida a saudade da natureza e suas belezas, sendo essa cultura, um grito pelo meio ambiente, contou Marcos.

Em seguida, as apresentações dos alunos tiveram início. O primeiro grupo, composto pelas formandas do 8º semestre, realizaram músicas e encenações que relembraram seus momentos na faculdade e os professores que fizeram parte de sua formação.

A apresentação seguinte contou com os alunos dos 4º e 6º semestres, e foi composta por uma encenação do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Com um dos recados mais famosos da literatura, os alunos falaram sobre a importância da valorização do ser criança.

Logo após, os alunos do 2º semestre, pela primeira vez na Noite Cultural, realizaram uma linda dança, de luvas coloridas e com músicas tocadas na famigerada série da TV Cultura, Castelo Rá-tim-bum.

Outra peça de teatro, realizada pelos alunos do 4º semestre, falou sobre a valorização dos direitos da criança, algo que mudou com o passar do tempo e precisa ser cuidado. Os alunos fecharam a apresentação com a música Criança não Trabalha, do grupo Palavra Cantada.

Para fechar o evento, os alunos do 6º semestre realizaram uma apresentação sobre acessibilidade, demonstrando a importância do cuidado e do respeito com os portadores de deficiência. A encenação trouxe momentos em que pessoas com deficiência visual precisavam de acesso e de informação, mas não eram ouvidas, demonstrando a relevância de se respeitar e se preocupar com essa questão.

O Claretiano agradece a participação de todos e congratula o empenho de todos os alunos, que prepararam lindas apresentações para seus professores e convidados.

Confira mais fotos aqui.

Até ano que vem!