Alunos de Nutrição abraçam a causa do Outubro Rosa e realizam campanha de conscientização

16/10/2019 - Rio Claro

Outubro já se tornou o mês oficial de prevenção contra o câncer de mama e, pensando nisso, os alunos do curso de Nutrição, acompanhados da nutricionista e professora Olívia Zordão, realizaram um momento de aprendizado para alunos e colaboradores na última sexta-feira.

Durante toda a noite, os alunos realizaram uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, além do câncer de colo de útero por meio de folhetos informativos.

Além das informações exatamente úteis, quem passava pelos estudantes participava de um teste cego. Quem topou participar experimentou um suco detox e precisou adivinhar qual ingrediente “secreto” estava na receita. Os vencedores ganharam brindes dos alunos.

De acordo com a professora orientadora da atividade, Olivia, a atividade foi importante para que os alunos entendessem sobre os ensinamentos teóricos sobre o câncer de mama.

A partir do conhecimento sobre o tema, os alunos puderam pensar em ingredientes e alimentos benéficos no tratamento e na prevenção da doença. Após estudarem esses alimentos e a importância da nutrição para a patologia, eles desenvolveram um panfleto educativo, que foi usado durante a oficina, explicou Olívia. No momento da atividade, também foi importante o contato com as pessoas que participaram da dinâmica, pois enquanto a pessoa não adivinhava o "ingrediente secreto" do suco tomado, que é um alimento essencial para a prevenção do câncer de mama, os alunos falaram mais sobre os benefícios do suco funcional.

Além disso, os alunos também conscientizaram os participantes sobre a importância do exame de toque, dos exames de rotina e das visitas aos profissionais especializados para a prevenção da doença.

= = = = = =