Começou hoje o I Simpósio Médico Acadêmico do Claretiano - Centro Universitário

31/10/2019 - Rio Claro

Alunos, professores e profissionais se reuniram para o I Simpósio Médico Acadêmico do curso de Medicina do Claretiano, um momento de estudos e reflexão sobre a área da saúde da criança, da mulher, do homem e do idoso.

O Simpósio teve início hoje, 31 de outubro. Foram explorados casos clínicos, que puderam ser discutidos pelos componentes de banca, compostas por vários profissionais da saúde, tais quais, profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e acadêmicos. No primeiro período, o líder das discussões foi o Dr. Daniel Buttros, que trouxe casos clínicos sobre a saúde da mulher.

Os casos foram expostos com riqueza de detalhes e informações, para que todos pudessem debater, desde a anamnese, até a conduta médica. As informações foram passadas pelo moderador e os alunos também puderam se expressar, como foi o caso da aluna Mariana, do 4º semestre do curso de Medicina.

Nos estágios, nossos professores enfatizam muito a questão humana nos atendimentos, o quão importante é conhecer o paciente e seu histórico antes de determinarmos o que essa pessoa precisa fazer, explicou a aluna, pontuando um dos casos relatados.

Para dar mais dinâmica ao evento, foi criado um aplicativo de perguntas, no qual os presentes responderam questões geradas pelo professor Daniel, testando o conhecimento de todos sobre o caso exposto. Apesar de iniciantes, os futuros médicos excederam as expectativas durante os quiz.

No segundo horário, foi a vez da Dr.ª Ana Luiza Grillo, pediatra, liderar a conversa sobre a saúde da criança e do adolescente, também com uma visão multidisciplinar, algo que os professores buscam enfatizar e priorizar no dia a dia da sala de aula e estágios.

Amanhã acontecerá o segundo dia do evento e contará com a participação dos professores Dr. José Luiz Riani, que tratará sobre a saúde do idoso e Dr. Fabrízio Messeti, urologista, que abordará a saúde do homem.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =