Curso de Direito e CEJUSC, uma parceria de sucesso desde 2014

31/10/2019 - Rio Claro

Desde 2014, o curso de Direito do Claretiano - Centro Universitário tem parceria com o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Rio Claro.

De acordo com o site oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo, órgão que coordena os CEJUSC's, "a mediação e a conciliação são métodos alternativos de resolução de conflitos. O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei".

Pensando na grande valia que a experiência em um centro desses pode proporcionar aos estudantes de Direito, a coordenação do curso e reitoria da instituição fecharam uma parceria com o CEJUSC e anualmente leva estagiários para colaborarem e aprenderem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido lá.

Como explica a professora Michele Cecatto, no CEJUSC, os alunos têm a oportunidade de estudar e de acompanhar casos reais, além de buscarem a pacificação de conflitos através da mediação e da conciliação.

Os estudantes desenvolvem a noção da prática relacionada à processualística e à judiciária, além da advocacia. E ainda, serve ao aluno de Direito, como espaço para cumprir o estágio curricular obrigatório. O Claretiano mantém no CEJUSC três estagiários bolsistas, do 7º semestre, que tenham um bom relacionamento e atendimento ao público, bem como, disponibilidade para os dias e horários previstos no edital, explicou a professora.

Para Silvia, aluna do Claretiano e estagiária do CEJUSC, o trabalho tem grande importância para a sua formação.

Lá eu posso auxiliar pessoas, em geral as menos favorecidas social, cultural e economicamente, que normalmente precisam desse tipo de colaboração. O meu trabalho é receber as pessoas, responder às suas perguntas e, caso solicitem, realizo o ajuizamento para a audiência.

O Cejusc, propicia a interação do conteúdo ensinado em sala de aula com a prática jurídica, trata-se de mais um canal de diálogo entre a Instituição de Ensino e a comunidade onde está inserida.

= = = = = = = = = = = = = = =