Segundo e último dia de Simpósio Médico fala sobre saúde do idoso e saúde do homem

01/11/2019 - Rio Claro

Finalizando o I Simpósio Médico Acadêmico do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, foi a vez de outros dois assuntos essenciais tomarem lugar no palco: a saúde do idoso e a saúde do homem.

O primeiro assunto foi liderado pelo professor e médico, Dr. José Luiz Riani Costa. Riani conduziu casos clínicos relacionados ao idoso, com informações reais e outras tiradas da literatura. Entre as discussões, foi percebida a importância de se conhecer os vários tipos de atendimento, como o infantil, adulto, juvenil e claro, do idoso, pois os procedimentos e parâmetros são diferentes para cada grupo.

Junto com a equipe composta por médicos, gerontólogos, psicólogos, profissionais da educação física e fisioterapeutas, Riani desenvolveu importâncias como o acompanhamento do idoso no dia a dia, assim como, ao ser levado ao médico; a consideração que deve ser dada para a palavra de ambos, pois nem sempre quem cuida, entende todas as necessidades de quem é cuidado; e também as atividades indispensáveis para serem estimuladas nesse grupo especial.

A aluna Izabela de Oliveira, do 4º semestre da Medicina, se posicionou sobre um dos casos, explicando sobre sua experiência nas unidades de saúde. Compreendeu essa rede de apoio essencial ao idoso, além de explicar sobre algumas atividades desenvolvidas na unidade, como grupos de caminhada.

No segundo horário, foi a vez de falar sobre a saúde do homem, com o professor e urologista, Dr. Fabrízio Messetti. Com suas bancas, também compostas por profissionais da saúde diversos e alunos do curso de Medicina, o professor contou casos que chegaram ao seu consultório, questionando os alunos e profissionais sobre as condutas que deveriam ser tomadas.

O evento foi repleto de grandes profissionais, como o Dr. Tarcísio Triviño, que deixou um belo testemunho a todos os presentes. De acordo com o médico, com mais de 50 anos de formação, Tarcísio falou sobre a evolução que a Medicina teve desde a época de sua formação. Enfatizou as mudanças nos tipos de cirurgia que aprendeu ao longo do tempo e confirmou aos alunos, muito ainda vai mudar.

O Claretiano agradece a todos os profissionais da saúde que se envolveram com o I Simpósio Médico Acadêmico, além dos estudantes, que se envolveram do início ao fim com esse grande marco na história do curso de Medicina, em Rio Claro.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =