Dr. Fernando Arena lança livro sobre evoluções da Medicina e da Sociedade

06/11/2019 - Rio Claro

Na última terça-feira, 05 de novembro, o Claretiano - Centro Universitário recebeu o médico geneticista, maior do mundo na área em que atua, Prof. Dr. Fernando Arena, para o lançamento do seu livro Rumo a uma Arena Virtual.

O evento foi realizado para os alunos e professores do curso de Medicina, que acolheram Arena e uma breve explicação sobre o que seu livro aborda. De acordo com o palestrante, que participou da aula magna da Medicina em 2019, as mudanças no mundo têm ocorrido com frequência, algo que ele mesmo vivenciou em profissão durante os mais de 50 anos de formação.

Com o ritmo acelerado em que vivemos, é necessário conhecer as mudanças que implicam nossa saúde e o médico é um dos maiores aliados nesse processo de conhecimento. Até pouco tempo atrás, não se pensava que dieta, exercício físico e estresse seriam capazes de causar e curar grande parte de problemas de saúde, encurtando ou melhorando a vida e a sua qualidade.

Outra questão pontuada pelo professor foi a evolução da internet e de como ela é vista como uma "fonte de saber", mas que nem sempre é totalmente segura, principalmente para quem trabalha com a saúde.

Essa fonte é poluída, por isso, precisamos entender que há coisas boas e ruins nessa aquisição e informações. Nosso contato com a máquina só cresce, inclusive na medicina e nós precisamos dessa conexão, pois ela nos ajudará a melhorar o nosso trabalho em vários aspectos, explicou Dr. Arena.

Arena também explicou questões sobre a revolução industrial e como ela afeta diretamente a área da saúde, questões sobre genética e evolução, além de muitos outros assuntos que podem ser encontrados no livro.

No final de sua explicação, Dr. Fernando Arena sorteou alguns exemplares do seu livro e os autografou para os estudantes e futuros médicos.

Fernando é formado e doutorado em Medicina pela Unicamp e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Washington (EUA). Atualmente, trabalha como médico geneticista clínico para o Centro de Epidemiologia e Registro de Defeitos Congênitos do Departamento de Saúde do Texas, centro de registro e monitoramento de defeitos congênitos da população do Texas, considerado o maior do mundo em suas atribuições.

= = = = = = = =