Claretiano e Prefeitura formalizam o projeto de reformas de unidades de saúde em Rio Claro

06/11/2019 - Rio Claro

Na tarde de ontem, 05 de novembro, foi formalizada a contrapartida pela implementação do curso de Medicina no Claretiano, que reformará unidades de saúde da família de Rio Claro. As obras se iniciam na próxima semana.

Em solenidade, representantes da Prefeitura Municipal de Rio Claro, Fundação/Secretaria Municipal de Saúde e do Claretiano - Centro Universitário se reuniram para assinar o convênio que colocará em prática o projeto conjunto iniciado ainda na implantação do curso.

Na mesa, estavam João Teixeira Júnior, prefeito da cidade; André Godoy, presidente da Câmara Municipal de Rio Claro; Maria Célia Bauer, secretária de Saúde; Pe. Luiz Claudemir Botteon, Reitor e Ir. Hely Vaz Diniz, Vice-Reitor, do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro.

O projeto está inserido no âmbito do COAPES - Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, e visa "fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para o conjunto dos cursos da área da saúde, garantindo o acesso a todos os estabelecimentos de saúde", como explica o Portal do Governo Brasileiro. Leia mais aqui.

É preciso competência para se desenvolver um projeto dessa magnitude, disse André Godoy. As demandas são constantes, por isso, precisamos de apoio para atender a população. Que esse trabalho [curso de Medicina] que vimos nascer, seja referência em nossa cidade, finalizou.

As unidades reformadas atenderam critérios de vulnerabilidade social, excedente de população atendida por equipe e possibilidade de extensão no horário de atendimento das unidades contempladas - Jardim Terra Nova, Jardim Novo I, Bonsucesso/Novo Wenzel e Mãe Preta.

Lá, os alunos do curso de Medicina e de outros cursos da saúde já realizam estágios e atividades práticas que beneficiarão alunos e comunidade. O curso de Medicina já está caminhando e, por isso, precisamos dar o melhor atendimento aos pacientes, as melhores condições aos professores e o melhor espaço e conteúdo aos alunos, explicou Pe. Botteon. Identificamos as situações dessas unidades e buscamos, com a Prefeitura, entender como era possível ajudar. Hoje, se concretiza o início das obras e estes investimentos farão muita diferença para os alunos e futuros residentes na qualidade de assistência a população. O que nós queremos é a melhoria do atendimento de saúde nesses bairros. É importante a parceria público-privada, município-instituição, para que o ensino seja melhor e, consequentemente, a vida das famílias atendidas, finalizou.

O Prefeito Juninho concluiu a fala, contando a importância que parcerias assim têm na atenção desses bairros periféricos. São mais de 2 milhões de investimentos que, de acordo com ele, se deram graças a vontade de fazer vinda do Claretiano.

= = = = = = = = = = = = = =