Alunos de Educação Física aprendem técnicas de Ventosaterapia

06/11/2019 - Rio Claro

A aula do 6º semestre de Educação Física - Bacharelado curtiu uma aula diferente e cheia de novos rumos na noite de ontem, 05 de outubro.

Convidada pela Prof.ª Inês Vilhena, Aline Marafon palestrou sobre técnicas de Ventosaterapia. Aline é formada em Educação Física, licenciatura e bacharelado e se especializou em Acupuntura e Ventosaterapia e trouxe aos alunos informações sobre como funciona essa técnica milenar da Medicina Chinesa.

A técnica se baseia no aumento de circulação sanguínea na área onde for aplicada. Por meio de sucção com copos de vidro, o método promete melhorar dores no corpo e relaxar a musculatura. Seus resultados já podem ser sentidos desde a primeira sessão e precisa de um profissional especializado para realizar a sua aplicação com segurança.

Ela promove a vasodilatação, como se fosse uma ginástica sanguínea. Assim como a massagem e a acupuntura, a ventosa dá estímulos para o corpo "acordar", explicou Aline.

A professora expôs aos alunos as boas práticas do método, como o uso em atletas, para melhorar suas lesões, ou para dores no corpo que, muitas vezes, não se sabe de onde vêm.

Os estímulos da ventosa liberam endorfina, o neurotransmissor de alívio de dor. Atualmente, 60% das dores não são diagnosticáveis, pois são dores musculares e podem ser tratadas com a ventosaterapia. O tratamento ajuda também a regular pressão arterial, a resistência a doenças em geral, a desintoxicar órgãos, além de auxiliar no tratamento de celulite, contou Aline.

A palestrante finalizou sua fala com uma mensagem forte: É bom ajudar uma pessoa a emagrecer e ter um corpo lindo, mas é inexplicável fazer uma pessoa levantar e andar. O sentimento é muito melhor.

O intuito foi estimular os estudantes a conhecer as variáveis formações que podem ser obtidas depois da graduação. O curso de Educação Física é versátil e possui espaço de trabalho em diversos setores no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui. As inscrições para o vestibular 2020 já estão disponíveis. Venha para o Claretiano.

= = = = = = = = = = = = = =