Formei, e agora? Pergunta que inspirou o segundo dia da Jornada de Estética

13/11/2019 - Rio Claro

Segundo e último dia de Jornada de Estética apresentou Rodrigo Serra, com a palestra Planejamento de carreira: Formei, e agora?, questão que provoca e assusta muitos estudantes, mas não hoje.

Rodrigo é professor, palestrante e consultor pedagógico na área de Avaliação da Aprendizagem e Planejamento de Carreira e trouxe aos alunos e formandos de Estética, Educação Física e Nutrição, um pouco de esclarecimento sobre escolhas.

Em palestra, Rodrigo falou sobre competências e habilidades que devem ser buscadas pelos profissionais do futuro, para todos que buscam reconhecimento em suas carreiras. Além disso, explicou a importância de se desenvolver aptidões como capacidade de trabalhar em equipe, desenvoltura na oralidade, inteligências interpessoais e intrapessoais, o exercício da autoavaliação e muito mais.

Você planeja as ideias que tem?, provocou Rodrigo. Coloca no papel o que pensa todos os dias? Visão, sem ação, é sonho. Ação, sem visão, é pesadelo, disse, citando um provérbio chinês.

De acordo com o palestrante, esse exercício é essencial para que se tenha evolução constantemente. Não basta, apenas, desejar e visualizar, é preciso planejar, criar metas e buscá-las, todos os dias.

Hoje, as pessoas te contratam baseadas em seu currículo, mas também te demitem por competências socioemocionais que te faltam e que não são ditas na descrição da vaga. É preciso ter comprometimento com o aprendizado diário, com as pessoas que estão contigo, com os projetos desenvolvidos e com a cidadania, explicou Rodrigo. Esse comprometimento integrado constitui o profissionalismo.

Rodrigo abordou vários conceitos que possibilitam mais clareza aos estudantes, para que no futuro eles sejam capazes de pensar e planejar suas vidas pessoais e profissionais, para terem mais sucesso, ética e moral no mercado de trabalho.

= = = =