Alunos de Nutrição encerram disciplina de Bioquímica e Farmacologia com exposição

02/12/2019 - Rio Claro

Nutrição não é só receitar plano alimentar e orientar a alimentação do dia a dia, quem estuda Nutrição precisa estar atento às novidades do mercado, além de sempre se preocupar com as particularidades dos seus pacientes.

Pensando nisso, na última quinta-feira, 28, durante o encerramento da disciplina de Bioquímica e Farmacologia, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Débora Jacomini, os alunos de 1º e 2º semestres de Nutrição desenvolveram duas oficinas com os temas Bioquímica Low Carb e Interações Medicamentosas com Alimentos e Bebidas.

No primeiro tema, os alunos verificaram como o organismo reage frente à redução de sua fonte primária de energia, o carboidrato. De tal forma, foram analisados os riscos e benefícios para o indivíduo que adere ao estilo alimentar.

No segundo caso, o intuito foi desenvolver o conhecimento dos futuros nutricionistas em farmacologia. De tal forma, o trabalho proporcionou conhecimento sobre interações medicamentosas comuns no dia a dia das pessoas, bem como, possibilitou a compreensão de mecanismos que sintetizam essas funções, as quais podem alterar a resposta terapêutica e, até mesmo, o valor nutricional do alimento no organismo.

Aplicar na prática os conhecimentos básicos adquiridos durante o semestre de Bioquímica e Farmacologia é fundamental aos alunos, porque reforça a importância desse aprendizado ao longo da vida acadêmica, explicou Débora.

A apresentação dos resultados foi realizada como exposição, na qual professores e alunos de outros semestres puderam participar.

= = = = = = = =