Alunos realizam Oficinas de Jogos e Brincadeiras no curso de Pedagogia

03/12/2019 - Rio Claro

No dia 21 de novembro, os alunos do curso de Pedagogia participaram da Oficina de Jogos e Brincadeiras Infantis, organizada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Manoel Valmir Fernandes e pelos professores Me. Simone Gonçalves Reganhan, Josiane Bordignon e Prof. Dr. Alexandre José Cruz.

O trabalho foi orientado a partir da seguinte pergunta: Na perspectiva dos jogos e brincadeiras realizadas na educação Infantil, Ensino Fundamental e Afro-brasileira e Africanas, o que fazem as crianças nas escolas?

A partir daí, foram montados três circuitos de uma hora de duração. Cada um dos professores propuseram um conjunto de jogos e brincadeiras para que os alunos do curso pudessem vivenciá-los. O objetivo foi levá-los a reconhecer atividades apropriadas, de acordo com a faixa etária das crianças; refletir no âmbito da teoria e da prática a importância deles no desenvolvimento cognitivo das crianças; bem como ampliar o repertório dessas práticas que futuramente poderão ser desenvolvidas nas escolas.

Uma das preocupações do circuito foi difundir a cultura afro-brasileira e africana no contexto dos jogos e brincadeiras infantis, em atendimento da Lei 11.645/08 que tornou obrigatório esse ensino nas escolas, além de possibilitar ganhos substanciais no processo de formação inicial dos pedagogos do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro.

A oficina teve ampla participação dos alunos e, em razão do seu sucesso, fará parte do calendário anual das atividades do curso.

= = =