Práxis: experimentalismo colocado à prova no curso de Publicidade e Propaganda

11/12/2019 - Rio Claro

No último sábado, dia 7 de dezembro, alunos do oitavo e último semestre de Publicidade e Propaganda se reuniram para apresentar o tão esperado Projeto Práxis, projetos experimentais em Publicidade e Propaganda do Claretiano.

Nesse projeto, os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Eles são desafiados a desenvolver uma campanha completa para um cliente real da cidade de Rio Claro. Os estudantes passam por várias etapas, desde a prospecção do cliente, realizada pelos próprios alunos, até a análise de mercado e dos concorrentes, estabelecendo o planejamento e desenvolvendo a criação de peças publicitárias.

O Práxis é um momento muito especial no curso porque coloca à prova o ciclo de aprendizagem de uma turma. É também o momento em que os alunos trabalham mais o experimentalismo, propondo novas ações ao mercado. A avaliação de professores de outras instituições e de profissionais do mercado nos ajuda a evoluir no nosso projeto pedagógico. Além disso, é o momento dos alunos se apresentarem ao mercado e demonstrarem o quanto estão preparados para enfrentar os desafios da profissão, explicou João Carlos Picolin, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

Depois de um longo semestre desenvolvendo a campanha, no último sábado, 7 de dezembro, os alunos puderam apresentar os resultados do projeto para clientes, professores e convidados, que montaram uma banca de avaliação. Ex-alunos do curso, como Tabata Rafaela Cardoso da Cunha e Leonardo Raposo participaram da banca, com o intuito avaliar se as campanhas são, de fato, aplicáveis ao mercado de trabalho.

Voltar ao Claretiano 7 anos depois de formada, participando da banca do projeto Práxis é motivo de emoção e também orgulho, contou Tabata. Um ponto muito forte do curso é a prática e ter contado com a orientação do corpo docente e de profissionais do mercado foram fundamentais para que eu me sentisse preparada para os desafios pós faculdade. Agradeço muito a oportunidade de poder dar essa devolutiva para os profissionais que estão se formando agora, contou.

Além de realizarem a apresentação, os alunos foram premiados pelos professores da casa, em forma de homenagem pelas áreas de maior destaque nos trabalhos, tais como briefing, pesquisa, planejamento, mídia, criação e melhor campanha.

Esse ano, o projeto que conquistou o prêmio de melhor campanha foi o da Agência Experimental SuperNova. Esse trabalho deverá ser inscrito na Expocom, um dos maiores eventos para estudantes de comunicação do país.

Realizar uma campanha promocional para um cliente real é uma experiência ímpar e nos dá a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado de trabalho e apontar soluções criativas e inovadoras para os problemas apresentados pelo cliente, contou Beatriz Calipo, uma das integrantes da SuperNova. Enfrentamos um grande desafio ao escolher a Sorvetes Gelace como cliente, com o desafio de aumentar as vendas da sorveteria no período de inverno em meio a sazonalidade. Isso só foi possível graças a colaboração do Caio Pasetto e sua equipe. A campanha requer muito empenho ao longo de todo o semestre e não seria possível a realização sem o auxílio dos professores e cada membro da agência SuperNova. Todos os esforços valeram a pena ao levar o prêmio de Melhor Campanha do projeto Práxis para a casa!, finalizou.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =